Resenha do filme o pianista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do Filme
Resenha do Filme:
O Pianista (The Pianist)
(França/2002) Duração: 148 min.
Direção: Roman Polanski Roteiro: Ronald Harwood
Elenco: Adrien Brody (Wladyslaw Szpilman), DanielCaltagirone (Majorek), Frank Finlay (Pai), Maureen Lipman (Mãe)
O longa é inspirado nas memórias do polonês Wladyslaw Szpilman, interpretado brilhantemente por Adrien Brody, e mostra o surgimento doGueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para manter os judeus em áreas isoladas do resto da sociedade na capital polonesa. Szpilman era um famoso pianista que vê seu mundo sedesmoronar. Sua família é mandada para um campo de concentração, sua terra natal está tomada pelos nazistas e totalmente destruída e ele é obrigado a se esconder na esperança do fim da guerra.
O filme é naminha opinião muito vivo graças ao próprio diretor que tem quase retratada a sua própria biografia. Polanski, que dos 9 aos 11 anos viveu no Gueto de Cracóvia e viu sua mãe e irmã serem mandadas paracampos de concentração na Áustria. É justamente por isso, que o filme ganha um ar de realidade. A trama gira em torno da invasão alemã à Varsóvia no início da Segunda Guerra Mundial, e enfoca osofrimento dos judeus no holocausto, o que faz o filme parecer-se muito com “A Lista de Schindler” de Steven Spielberg. Para mim um dos grandes filmes e um classico sobre a segunda guerra. Onde veremos aprincipal diferença, é que o de Spielberg tratava a dominação germânica em aspectos gerais, mostrando várias situações bélicas, além de mostrar o lado alemão através de Schindler, enquanto o dofranco-polonês Roman Polanski mostra especificamente a angustia do protagonista judeu na dividida capital polonesa.
O filme retrata alem do sofrimento humano e das injustiças da guerra, fatos interessantescomo a revolta do gueto de Varsóvia e a total devastação da Polônia sendo pela artilharia russa ,ou os próprios alemãs destruindo tudo que não podiam levar.
Sobre o dia a dia do gueto é o retrato da...
tracking img