Resenha do filme "o nome da rosa"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha de atividade Acadêmica – Cientifico - Cultural

Filme: “O Nome da Rosa”

Mosteiro Clemente Prudente, ano de 1323.
Dois homens chegam ao Mosteiro com a tarefa de desvendar um segredo, pois um homem foi encontrado morto caído de uma torre.
Irmão William que acabara de chegar vai investigar o caso, antes de recorrer a ajuda da inquisição.
Ele e seu pupilo Adso foram até a torre enada encontraram a não ser uma moça do qual chamou a atenção de Adso. Ao amanhecer, todos estão em oração quando esta é interrompida e chamado o padre, pois uma morte ocorrera no chiqueiro.
Foi encontrado um corpo de cabeça para baixo dentro de um barril, era Venâncio um tradutor, estudioso de Aristóteles.
Irmão William continua suas investigações a cerca das mortes que andam ocorrendo nomosteiro, ele percorre o local do crime de Venâncio e encontra pegadas profundas no gelo. De lá foram até o Bibliotecário onde Venâncio estudava, e entrando lá uma bronca estava sendo dado, pois Monges não devem rir.
Irmão William percebeu que vários livros não estavam na prateleira, resolveu voltar a noite e foi até a mesa onde Venâncio estudava e encontrou palavras em Grego, pegou seu óculos e foitraduzi-las, mais um monge apareceu na sala fez barulho e conseguiu roubar o folha que estava em Grego e os óculos de William.
Na corrida atrás do monge Adso e William se separam, Adso encontra a mulher que havia visto dias antes e ela o seduz.
O mestre William encontra no cemitério um monge corcunda do qual desconfia e tenta arrancar algumas informações. Adso confessa para seu mestre da moça efala do amor. William diz sobre Tomás Aquino, palavras da Bíblia e também que Deus lhe concedeu virtudes e que a vida é melhor sem amor, sossegava e monótona.
Os dois voltaram a Biblioteca atrás dos óculos de William e lá havia uma porta que dava para uma sala secreta e foram proibidos de entrar.
Outra morte aconteceu desta vez do assistente bibliotecário, com ele foram achados os óculos e ospapéis de Adelmo o qual foi morto na torre.
Mestre William desvendou o segredo, O bibliotecário tinha acesso a livros perigosos e proibidos quando Adelmo quis um desses livros o bibliotecário ofereceu em troca carícias não naturais. E ai tomado pelo remórcio se atirou da torre, antes encontrou Venâncio e lhe entregou um bergaminho. Venâncio traduziu e pegou o livro na biblioteca proibida, rabiscoualgumas citações e morreu. O bibliotecário encontrou o livro na mesa de Venâncio e leu, tomado por dor se afogou no barril.
Ou seja, as três mortes se deram por um livro que mata, quando o mestre William pediu pra visitar a biblioteca proibida, foi negado e pedido para ele parar com as investigações.
O Inquisidor Bernardo Gui chega ao mosteiro pra solucionar o caso.
Mestres William e Adso achamuma passagem secreta dentro da Biblioteca e conseguem chegar na biblioteca proibida, é uma das maiores bibliotecas da cristandade, muitos livros e várias saídas que formam labirintos.
A mulher que Adso conheceu foi encontrada dentro do estábulo com um gato preto e uma galinha preta e foi presa dada como bruxa. O corcunda também foi preso torturado e obrigado a dizer que anda cometendo todos oscrimes.
Adso pede para que o Mestre fique a favor da mulher e pergunta a ele se os livros são mais importantes que as pessoas? E o mestre diz que tem piedade da mulher mais que isso não a salvará da fogueira.
Os presos entram na sala algemados e é pedido para que o Abade e William deponham. No seu depoimento William fala do livro Grego e por isso as mortes. Voltando na biblioteca secreta encontramlá um monge e os entrega o livro da segunda poesia de Aristóteles, William começa a ler o livro e nisso o monge derruba uma vela e começa a pegar fogo na biblioteca, Adso sai correndo, o monge pega o livro começa a ler e comer as páginas e morre em seguida, William tenta salvar alguns livros famosos.
Quando os presos começam a ser queimados na fogueira se avista o fogo da biblioteca e todos...
tracking img