Resenha do filme o leitor

RESENHA
TÍTULO DO FILME: O LEITOR
AUTOR: David Hare (adaptação para o cinema)
OBRA ORIGINAL: DER VORLESER, BERNHARD SCHLINK (ALEMANHA-1995)



O filme trata sobre o drama vivido pordois personagens, na Alemanha pós-guerra, Michael Berg, um adolescente comum de família de classe média, aos seus quinze anos, e Hanna Schmitz, uma solitária donzela que, aos trinta e seis anos, gastasua vida em uma rotina de trabalho que a sustenta, em seu modesto quarto de um condomínio no subúrbio alemão.
O filme inicia mostrando cenas do tempo presente (1995) do advogado Michael Berg,divorciado, que mora em Berlin.
Ao observar a passagem de um bonde, da janela de seu apartamento, Michael começa a recordar e suas lembranças o levam ao ano de 1958, na cidade de Neustadt, quando,no percurso de volta à sua casa, em um bonde, sente-se mal e desce do bonde na primeira parada. Senta-se na entrada do prédio onde mora Hanna, e esta, ao passar, percebe o seu estado e oferece ajuda.Após ajudá-lo a se restabelecer o leva para a sua casa.
Em casa, Michael é diagnosticado como portador de escarlatina. O médico da família ordena que o jovem fique de cama pelos três mesesseguintes. Enquanto se recuperava, ele falava para a mãe que foi ajudado por uma e manifesta vontade de visitar a desconhecida que o ajudara.
Devido à doença que contraiu, Michael permaneceu portrês meses acamado, sob os cuidados da mãe, onde tenta passar o tempo colecionando selos.
Após sua recuperação, volta ao apartamento de Hanna, com o intuito de agradecer pela sua ajuda.Ao chegar ao local ele encontra a mulher passando roupas, e enquanto isso faz uma leitura visual do apartamento em que ela mora. Nessa cena podemos ver alguns detalhes da personagem de Kate Winslet,como o fato de ela morar sozinha (há apenas uma cama de solteiro) e ser de uma classe social completamente diferente da de Michael. O apartamento aparenta ser antigo e está desorganizado. Vendo um...