Resenha do filme o carteiro e opoeta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme o carteiro e o poeta de Michael Radford com duração de 108 minutos é um romance / drama que relata a história de um filho de pescador, Mario Ruoppolo (Massimo Troisi) pobre e semianalfabeto,que se recusa seguir a profissão de seu pai. Ele não aceita o que lhe é oferecido pelo ambiente social em que vive e sonha com outra vida longe dali. Mario diz ter alergia a barcos e sempre enjoa aosair neles.
Certo dia andando em sua bicicleta Mario descobre uma placa que anuncia um trabalho temporário  “Carteiro com bicicleta”. É assim que ele passa a conhecer Pablo Neruda (Philippe Noiret),rico e intelectual o poeta comunista chileno que está exilado em sua ilha, conhecido como poeta das mulheres pelas suas poesias de amor e poeta do povo por tratar de questões politicas.
MarioRuoppolo passa a ser seu carteiro particular e Pablo Neruda o seu único cliente. Todos os dias o carteiro subia a montanha em sua bicicleta para levar a correspondência ao poeta. Desses encontros surgi umaamizade por insistência de Mario que pede conselhos ao poeta sobre a arte poética, como era conhecido como o poeta das mulheres Mario pediu ajuda a Neruda no intuito de conquistar o coração deBeatrice (Maria Grazia Cucinotta). A busca do significado das metáforas e outras características da poesia despertou no carteiro o poeta interior que existia nele. A imensa vontade de conquistar a mulherpor quem se apaixonou fez Mario apreciar a arte e criar poesias para isso, era preciso falar de tudo que estava presente no céu, na terra, no mar, tudo que a poesia se apropria para existir. O filme nosmostrar que a poesia é pública e que desde a sua criação é uma forma de interação de seus interlocutores. Podemos compreender através do filme que todos nós somos capazes de aprender, de amar, defazer poesia e brincar com as palavras. Basta querermos. A poesia e vista como um elemento de transformação que fez um filho de pescador que não tinha vocação para a pesca se tornar um poeta ....
tracking img