Resenha do filme a vida de david gale

Resenha:

A VIDA DE DAVID GALE

A Vida de David Gale (The Life of David Gale-2003), do diretor Alan Parker, se desenvolve a partir das reflexões que oprotagonista David Gale, professor universitário, traz sobre a aplicação da pena de morte e a eficácia do sistema jurídico em aplica-lá, além disso, retrata também as idéias e os ideais dos protagonistasDavid Gale e sua amiga Constance Harraway em mostrar a ineficiência do processo.

David Gale e Constance Harraway defendem a não aplicação da pena de morte. Contudo, David Gale, fora condenado pelocrime de estupro e morte de sua própria amiga Constance Harraway, recebendo a punição contra a qual ele tanto combatia.

Constance, juntamente com David Gale, consientemente forjam o próprioassassinato para demonstrar com evidências concretas que a aplicação pela justiça do processo de pena de morte, tem falhas. David Gale é acusado pela morte da amiga e como pena levado ao corredor damorte.

A principal tematica abordada no filme fica evidenciada na fala do protagonista em diversos momentos: “Ninguém que olha através do vidro, vê uma pessoa. Vê um crime. Não sou David Gale. Souum assassino e estuprador. A quatro dias de sua execução”, “Viver de desejos não traz felicidade. O verdadeiro significado de ser humanos... é a luta para viver por idéias e ideais”. Assim, o filmenos envolve num assunto polêmico da atualidade, nos levando a escolher em ser a favor ou ser contra a pena de morte. Mas do que explicitar a crueldade da pena em si nos mostra até que ponto a justiça écapaz de aplicá-la corretamente. No caso de David Gale, ficou evidente as falhas.

De modo geral, os favoravéis a pena de morte, entendem que a mesma é eficaz na prevenção de futuros crimes,sendo apropriada à sua aplicação para reprimir espionagem, estupro, adultério, corrupção e assacinatos, já os contrários a aplicação, entendem que a pena de morte é uma violação a um dos princípios...
tracking img