Resenha do filme a meta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do Livro ''A Meta''

Trata-se de um Gerente de Fábrica, Alex que juntamente com sua equipe, recebe a difícil missão de salvar uma fábrica em três meses, recorrendo em alguns momentos aajuda de um antigo professor o sr. Jonah, que mostra a ele os fundamentos e conceitos da Teoria das Restrições.

A fábrica apesar de ter uma boa produtividade e estrutura, não conseguia atingir a meta,que é gerar lucro.

No decorrer da historia Alex, enfrenta pressões, dentro da empresa, chefe cobrando, atribuindo metas mais arrojadas, empregados apostando no seu fracasso, e se não bastasse emcasa esposa e filho pedindo sua presença.

E ele sabe que tudo esta em suas mãos e só depende dele alcançar os objetivos impostos.

O trabalho então era focado nas restrições ou gargalos doprocesso, em contra partida fazer também com que os não gargalhos trabalhassem no mesmo ritmo, para se evitar re-trabalhos e não gerar material desnecessário para a montagem final, tendo como resultado umaredução nos inventários, no tempo de expedição de peças, aumentando os lucros com novas vendas, chegando ao ponto de oferecer produtos em prazos curtos, com isso a empresa de Alex conseguiu sesobreviver e passou a obter maiores lucros.

Durante o processo de salvamento da organização vimos cinco etapas, cruciais para trabalhar na organização, e que realmente fez a diferença nos ganhos da empresatanto na produtividade quanto na contabilidade, são elas: 1. Identificar a restrição do sistema; 2. Explorar a restrição do sistema; 3. Subordinar tudo o mais à decisão acima; 4. Elevar a restrição dosistema; 5. Se num passo anterior a restrição for quebrada, volte ao passo 1.

O autor discute também a importância da empresa ser flexível, onde no decorrer da história várias regras precisaramser quebradas. Mas como é possível mudar as regras? Como mudar a política e a cultura de uma empresa? O autor sugere fazer questionamentos sobre estar ou não, no caminho certo; para que as próprias...
tracking img