Resenha do filme zona do crime

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE FÍLMICA DE AMARELO MANGA.
dezembro 5, 2010, 9:22 pm
Filed under: Linguagem e Crítica do Cinema | Tags: Anális Crítica
Amarelo Manga é um filme de 2003 do diretor Cláudio Assis, com roteiro de Hilton Lacerda e fotografia de Walter Carvalho. O longa foi realizado com um baixo orçamento e obteve alguns prêmios em diversos festivais do Brasil e no exterior.Por se tratar de uma obrapolêmica,”visceral”, ela dividiu a opinião dos espectadores pela forma com que o diretor trabalhou o naturalismo no filme.
 
A trama se passa no subúrbio de Recife, e os personagens são ricos em características desse lugar por serem desprezados, esquecidos, endurecidos pelas condições em que vivem. Há uma violência homeopática no filme, as cores, os contrastes do lugar, a disposição do ambiente físicode forma a fazer com que o espectador sinta as sensações fisiológicas do lugar. Sensações essas de asco, de estranhamento com as imagens e com os personagens. Surgi assim uma aproximação crua de quem assiste com o que é mostrado. O diretor soube usar a seu favor uma linguagem meio documental, para parecer real aquele “povo”, aquele cotidiano. Através dos cenários e espaços físicos o espectadorpode se situar no ambiente em que é inserida a obra, no subúrbio pernambucano.
 
Todos os personagens possuem uma relação ainda que tênue uns com os outros. O desenrolar da trama está encadeado às ações de cada um, formando assim uma espécie de teia. Os personagens são uma dona de bar (Ligia), um homem com problemas psicológicos, que sente prazer ao atirar em pessoas já mortas (Isaac), umaçougueiro que trai sua mulher, mas que a considera boa por ela ser evangélica fervorosa (Wellington), a mulher do açougueiro (Kika), um homossexual apaixonado por Wellington (Dunga), um dono de Hotel barato (Bianô), e um padre que eu não recordo o nome. Eles não interagem entre si diretamente no filme, mas suas ações influenciam na vida do outro. São várias estórias costuradas pelo lado animalesco queeles possuem, onde prevalece o instinto sobre a racionalidade. ”O ser humano é estômago e sexo”, essa frase dita pelo padre no longa revela as necessidades que cada personagem tem de se satisfazer com alguma coisa,sem a preocupação de questionar  esses desejos como sendo certos ou errados.Esse julgamento de valor acaba ficando a critério do espectador que é induzido a ter opiniões através do quesente ao ver as cenas do filme.
 
O filme tem duração de uma hora e quarenta minutos. E minha sequência escolhida para análise foi a inicial, onde os personagens são apresentados” ao espectador.O longa começa mostrando o começo de um dia de diferentes pessoas,cenas documentais do povo de Recife trabalhando nas feiras e periferias.A miséria desse povo é visível,há neles explicito a condição deexcluídos,menosprezados por uma sociedade.Como se eles vivessem num habitat diferente dos outros.Um lugar próprio,com sua linguagem,seus costumes e suas personalidades.Mas sem perder a universalidade dos problemas que afligem a todos,de qualquer classe,de qualquer etnia.
 
A primeira cena do filme é a do bar onde a personagem Ligia acorda em seu quarto, que é um pequeno cômodo anexado ao seu boteco.Ela acorda nua na cama e nesse momento a um plano plongèe da moça se levantando,se arrumando, e indo para o bar,essa câmera acompanha a movimentação da personagem de cima,provavelmente foi usado uma grua para conseguir tamanha mobilidade de gravar de um ponto alto com esse acompanhamento dentro do cenário da personagem.Ligia arruma o bar de modo tedioso.Depois disso há um corte, vemos ela abrindo aporta do bar num plano médio,o travelling acompanha a moça do lado de fora,enquanto ela arruma as cadeiras nas mesas.Ela reclama da vida tediosa que possui num plano próximo,onde não há profundidade de campo.
 
A seguinte cena começa com o plano detalhe do motor de um carro, sugerindo movimento, eis que apareça o personagem de Isaac dentro de um carro. Os planos oscilam entre as ruas por...
tracking img