Resenha do filme tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Esquissos
Blog da turma de Desenho e Construções Mecânicas 2008/2009

™« Olá Mundo!
Como utilizar o blog da turma »
Novo Acordo Ortográfico: Vantagens e Desvantagens
por Lurdes Martins

São múltiplas as alterações da Língua Portuguesa que entrarão em vigor com o novo Acordo Ortográfico. Num breve texto expressa a tua opinião acerca das vantagens e desvantegens deste acorto.
Gostardisto:
Gosto
Be the first to like this.
This entry was posted on 2008.06.01 at 03:19 and is filed under CLC. Pode seguir as respostas a esta entrada através do feed de RSS 2.0. Pode deixar um comentário ou um trackback no seu próprio site.
13 Respostas para “Novo Acordo Ortográfico: Vantagens e Desvantagens”
1. Lurdes Martins Diz:
2008.06.12 às 01:42 | Responder
Insere a tua opiniãoclicando em “comentários”.
2. Carlos Vasconcelos Diz:
2008.06.13 às 10:38 | Responder
O novo acordo ortográfico
Após leitura do artigo da revista Visão nº 789 (17 de Abril de 2008), verificamos que existem diferentes opiniões, que se podem repartir em prós e contras.
Dentro dos prós, pode-se ler que o novo acordo privilegia a fonética, aproximando a língua escrita da língua falada; no quetoca às diferenças orais e gramaticais, permanece tudo na mesma, quer em Portugal como no Brasil; como a ortografia vai ficar muito semelhante à forma como falamos, os alunos vão dar menos erros. Com o acordo, pode-se verificar que a língua está em constante evolução, bem como algumas mentalidades, já que o complexo de vassalagem está a ser ultrapassado.
Em relação aos contras, nota-se que vaiexistir uma certa dificuldade em implementar o acordo em determinadas camadas sociais; em contra partida, nas escolas não vai haver algum período de transição e isso vai fazer com que a mudança dos manuais escolares, gramáticas e dicionários tenha de ser feita de imediato; o novo acordo não vai integrar alterações trazidas pelos países africanos, sendo as mesmas viradas para Portugal e Brasil,havendo quem ainda ache que estamos a ser colonizados pelo Brasil.
Na minha opinião, e para concluir, o acordo deve ir para a frente, principalmente para mostrar às mentes mais conservadoras, que a mudança traz sempre algo de bom, podendo assim alterar um pouco a maneira como vemos o mundo e principalmente aproximar-nos dos países lusófonos.
3. Humberto Diz:
2008.06.13 às 10:40 | ResponderNovo acordo ortográfico
Após a leitura dos textos de apoio publicados in “VISÃO” no nº 798/ (17 de Abril de 2008) Pagina 92 a 102 faço uma análise dos prós e contras sobre o novo acordo ortográfico.
Um acordo ortográfico serve para aproximar a língua do limite inatingível da perfeição.
Com o novo acordo, segundo os textos, há a intenção de aproximar a linguagem escrita da linguagem falada. Nestecaso vemos os casos da queda das vogais mudas como é o caso do “c” e do “p”. Em grande parte esta vogais não se prenunciam então a sua queda só vem facilitar a escrita e evitar os erros ortográficos. Outra vantagem segundo os textos é a unificação lusófona da linguagem. O complexo de vassalagem já foi ultrapassado.
Na análise dos mesmos textos são encontrados pontos ou opiniões contra novo acordoortográfico. No caso das escolas não existira um período de transição, os dicionários terão que ser todos alterados assim como as gramáticas. Haverá também um paralelismo entre os manuais antigos e os que já contemplam o novo acordo. Com esta situação pode dar-se o caso de não se saber quem esta correcto em relação a forma como se escreve. Os autores destes textos analisados falam também nacolonização pelo Brasil da língua portuguesa. Neste acordo não são contempladas alterações a nível dos países africanos. Outro contra situa-se nos mais idosos que irão ter muito dificuldade em entender o novo acordo.
Na minha opinião este novo acordo vem em muito facilitar a escrita exemplo disso é a queda das vogais mudas o quase total eliminação dos hífenes entre outras alterações. Mas também se...
tracking img