Resenha do filme Tempo Mordenos

756 palavras 4 páginas
O filme faz uma crítica explícita ao modelo de produção "fordista". As cenas q se passam nas fábricas mostram de forma clara que aquele modelo produtivo era desgastante, provocava vícios, era extremamente severo e alienante (é muito interessante uma cena que Chaplin volta para a fábrica e todos correm atrás dele. Ai um funcionário para a esteira produtiva e todos correm atrás dele, mas Chaplin coloca a esteira para funcionar novamente e todos os trabalhadores voltam para seus postos desesperados para realizar o trabalho).
É mostrado que o fordismo pode causar diversos problemas de saúde, tanto é q Chaplin é internado. As condições de trabalho eram precárias, eles não recebiam almoço. A repressão contra os trabalhadores é mostrado na cena em que uma bandeira cai de um caminhão e Chaplin pega e tente devolver, mas ele não vê uma multidão está às suas costas protestando contra o trabalho "escravo" que eles são abrigados a fazer. Sem ver a multidão, Chaplin vai andando com a bandeira na mão, fazendo com que a polícia que chega no momento ache que ele é o líder do protesto e é levado preso por ter idéias comunistas.
No filme também é retratado o desemprego e a criminalidade que cresce. Tem uma cena que três bandidos invadem a loja de departamento q Chaplin está vigiando. Um dos três assaltantes era um colega de metalúrgica de Chaplin, que o reconhece, ele diz que não é um bandido e só está fazendo aquilo por que estava com fome. Outro ponto interessante é que quando Chaplin é preso pela primeira vez e após um tempo recebe a notícia de q vai ser libertado, ele questiona o delegado, perguntando a ele se não poderia continuar preso por que testava muito feliz ali.
ANHANGUERA – UNIBAN / UNIDADE OSASCO
Resumo do filme “Tempos Modernos de Charles Chaplin”O Filme “Tempos Modernos” mostra a vida de Charles Chaplin como funcionário de uma linha de produção de uma grande indústria, nos mostra que na sociedade capitalista por volta de 1936 o funcionário tem apenas sua

Relacionados