Resenha do filme: quiz show

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Filme: Quiz show – A verdade sobre os bastidores
Elenco: John Turturro, Ralph Fiennes, Rob Morrow

O filme relata como o programa de televisão Vinte e Um foi cuidadosamente planejado para ter umformato de perguntas e respostas de alta complexidade e forjado repetidamente para manter a alta audiência. Mostra a dura verdade da programação televisiva, o trabalho intenso em busca da popularidadee a falta de limites éticos para transmitir exatamente aquilo que o público quer ver.
O advogado Dick Goodwin desconfia que o programa seja uma fraude, que se tratava de um jogo de cartas marcadas,pois os candidatos sabiam previamente quais perguntas seriam feitas. Mesmo inspirado por sua investigação e por seus ideais, Goodwin se identifica com um outro personagem, Charles Van Doren, o atualcompetidor e vencedor do jogo.
Do ponto de vista ético, o roteiro debate também o poder da influência. Enquanto Herbert Stemple, o personagem suburbano, judeu, desajeitado e nerd, é facilmentedescartado pelo programa, Charles Van Doren, personagem cujo sobrenome faz parte da tradição literária norte-americana, PhD em literatura, charmoso e bonito, é adorado pela audiência e, por consequência,por toda a sua produção.
O concorrente actual é um homem de classe humilde Herbie Stempel, mas os diretores do programa decidem substituí-lo por Charles. Os produtores consideraram que Charlesencarnava melhor a imagem de um vencedor, o que fez com que Stempel se sentisse preterido e ameaçasse denunciar o engodo, caso não lhe pagassem uma grande quantia. Como isto não surtiu efeito Stempeldenunciou a farsa, que se tornou um grande escândalo nacional. Mas para isto acontecer foi necessário o empenho de Dick Goodwin , um advogado idealista, que trabalhava para uma subcomissão do Congresso.Curisidades: Oscar - Indicado nas categorias de melhor filme, melhor diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante (Paul Scofield). Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante...
tracking img