Resenha do filme "Que letra é essa?"

O conhecimento é considerado como um dos eixos centrais da atividade produtiva. A educação é o processo de transferência do saber de uma geração para a outra. Ela sempre existiu na história do serhumano e não é um processo estranho a nenhum povo. O seu ensino formal está atrelado à pedagogia e inserido no cenário da instituição escolar. Esta é considerada um local privilegiado da educaçãoformal (Cabral Neto e Yamamoto, 2000). A reforma do sistema educacional é vista como um mecanismo para alcançar o crescimento econômico, a transformação cultural e a solidariedade nacional (Cabral Neto,2004).
O documentário “Que letra é essa?” apresenta a trajetória de Patrick, um menino que está repetindo a 1ª série pela terceira vez. No seu esforço para decifrar o enigma das letras, ele chega apensar em abandonar os amigos. O documentário ouve os tanto os professores como os pais e discute uma tragédia que pouco chega ao noticiário, afinal, devem existir muitas crianças na mesma situaçãoescolar que o Patrick.
O argumento do fracasso escolar sustentado na pobreza das famílias persiste no discurso escolar. Para a escola, a “culpa” seria da família, alegando pobreza, má alimentação, faltade atenção e estímulo, além da precariedade na moradia. Uma das ex-professoras chegou a dizer que Patrick não conseguia aprender porque deveria estar doente (possuir vermes). Mas será que é certodirecionar o fracasso escolar do menino inteiramente na pobreza e absolver a escola de qualquer responsabilidade? Será que a professora, em algum momento, analisou a sua metodologia adotada durante oprocesso de alfabetização do garoto?
Do outro lado, a família de Patrick atribui a culpa da sua dificuldade em aprender às professoras. De acordo com os seus pais, o garoto recebe todos os recursosnecessários para ir à escola disposto a aprender, o que acontece, porém, é uma falta de vontade por parte das professoras em ensinar aos alunos, além de uma preferência por uns e exclusão de outros....
tracking img