Resenha do filme "Que letra é essa?"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O conhecimento é considerado como um dos eixos centrais da atividade produtiva. A educação é o processo de transferência do saber de uma geração para a outra. Ela sempre existiu na história do ser humano e não é um processo estranho a nenhum povo. O seu ensino formal está atrelado à pedagogia e inserido no cenário da instituição escolar. Esta é considerada um local privilegiado da educaçãoformal (Cabral Neto e Yamamoto, 2000). A reforma do sistema educacional é vista como um mecanismo para alcançar o crescimento econômico, a transformação cultural e a solidariedade nacional (Cabral Neto, 2004).
O documentário “Que letra é essa?” apresenta a trajetória de Patrick, um menino que está repetindo a 1ª série pela terceira vez. No seu esforço para decifrar o enigma das letras, ele chega apensar em abandonar os amigos. O documentário ouve os tanto os professores como os pais e discute uma tragédia que pouco chega ao noticiário, afinal, devem existir muitas crianças na mesma situação escolar que o Patrick.
O argumento do fracasso escolar sustentado na pobreza das famílias persiste no discurso escolar. Para a escola, a “culpa” seria da família, alegando pobreza, má alimentação, faltade atenção e estímulo, além da precariedade na moradia. Uma das ex-professoras chegou a dizer que Patrick não conseguia aprender porque deveria estar doente (possuir vermes). Mas será que é certo direcionar o fracasso escolar do menino inteiramente na pobreza e absolver a escola de qualquer responsabilidade? Será que a professora, em algum momento, analisou a sua metodologia adotada durante oprocesso de alfabetização do garoto?
Do outro lado, a família de Patrick atribui a culpa da sua dificuldade em aprender às professoras. De acordo com os seus pais, o garoto recebe todos os recursos necessários para ir à escola disposto a aprender, o que acontece, porém, é uma falta de vontade por parte das professoras em ensinar aos alunos, além de uma preferência por uns e exclusão de outros.Deste modo, é notória uma disputa entre escola e família para a atribuição da culpa em relação ao fracasso escolar da criança. Mas, de fato, de quem é a culpa? Os alunos culpam os professores, estes também criticam os estudantes e familiares e ambos culpam o governo. Isso demonstra a dificuldade em que se encontra o sistema educacional público brasileiro.
No ambiente escolar, o professor é vistocomo o grande responsável pela qualidade de ensino e garantia da aprendizagem. Os quatro pilares básicos da educação recomendam que a sua valorização profissional seja ligada ao desempenho. Dessa forma, faz emergir a necessidade de desenvolver nos educadores a capacidade para atender às demandas de aprendizagem dos alunos, assumindo a responsabilidade dos resultados (Cabral Neto, 2004).
O conceitode escolas inclusivas supõe uma maneira mais radical de entender a resposta educativa à diversidade dos alunos. Esta baseia-se, fundamentalmente, na defesa de seus direitos à integração e na necessidade de promover uma profunda reforma nas escolas, que torne possível uma educação de qualidade para todos eles, sem nenhum tipo de exclusão. Por isso, ao falar de dificuldades na aprendizagem escolar eevitar a linguagem da deficiência, a ênfase situa-se na escola, no tipo de resposta educativa que esta irá oferecer (Coll, Marchesi, Palacios, 2004).
A avaliação dos problemas dos alunos não deve centrar-se, exclusivamente, neles mesmos. Deve ser levado em conta o contexto no qual se produz a aprendizagem: o funcionamento da escola, os recursos disponíveis, a flexibilidade do ensino, ametodologia empregada e os critérios de avaliação utilizados. Os problemas de aprendizagem dos alunos são determinados, em grande parte, por seu ambiente familiar e social e pelas características da própria escola. O tipo de ensino que se desenvolve em uma determinada escola pode originar ou intensificar as dificuldades dos alunos (Coll, Marchesi, Palacios, 2004).
Ao tomar o filme como exemplo, pode-se...
tracking img