Resenha do filme pro dia nascer feliz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pro Dia Nascer Feliz

Psicologia Social II – Prof. Célia Pessoa

ALUNO:
ALEXANDRE LUIZ M. LEITE – 201001048491
Trata-se de um documentário, que mostra a realidade de algumas escolasbrasileiras. O documentário expressa as diferenças sociais, tanto na estrutura de cada escola quanto nas diferenças de agir por cada aluno no aprendizado, ou seja, mostra realidades diferentes na educação eculturalmente, no que diz respeito ao social.
“Pro dia Nascer Feliz” se inicia mostrando a realidade de uma escola no estado de Pernambuco, onde a escola não possuiu uma boa estrutura, ao contrário,péssima. Além disso, tem ausência de muitos professores em sala de aula, os alunos contam com um ônibus para se deslocarem de seus lugares até a cidade, em uma distância de 30 quilômetros, e que às vezes oônibus se quebra.
Em meio a toda situação mostrada, uma garota chamada Valéria de 16 anos de idade, mostra um ótimo dom para o aprendizado educacional e dedicação à poesia, diferentemente dascondições que a escola proporciona. Esta menina foge tanto a regra que seus professores duvidam de textos escritos por ela.
No decorrer do filme, o foco do filme passa a ser de uma escola pública na cidadede Duque de Caxias, RJ, onde alunos explicam que roubam por falta do que fazer ou mesmo por ódio, além de estar em contato diariamente com ladrões, por morarem em uma área controlada pelo tráfico. Emreuniões, os professores ficam preocupados em não saber o que fazer para coibir esses tipos de situações. Em certos momentos alunos fazem brincadeiras de mau gosto com alguns professores, osdesrespeitando.
A falta de professores e o não interesse dos alunos não é apenas uma realidade de Pernambuco e Duque de Caxias, em Itaquaquecetuba, no interior de São Paulo também existem escolas que passampor este problema. Em um dos momentos do filme, há uma garota chamada Keila em que em vários momentos cita o desejo de se sentir triste, e outro estudante mostra o interesse de ser padre e...
tracking img