RESENHA DO FILME "PIRATAS DA INFORMÁTICA"

669 palavras 3 páginas
FACULDADE PITÁGORAS DE TEIXEIRA DE FREITAS
Disciplina:
Professor:
Resenhado por Robson Santos (graduando em Engenharia da Produção na Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas-Ba)

Título: Piratas da Informática
Titulo Original: Pirates of Silicon Valley
Pais/Ano: EUA / 1999
Direção: Martyn Burke

O filme é recomendado para quem tem interesse na área de informática e também em áreas de negócios como Administração, Economia e/ou Engenharia da Produção. Tal filme oportuniza ao telespectador conhecer a história da Microsoft, Apple e outras empresas do ramo da computação.
Piratas da Informática aborda a evolução dos computadores pessoais e conta, de forma humorada, a história dos PC,s que está atrelada às experiências e atitudes, inclusive antiéticas, dos fundadores da Microsoft e Apple.
O longa-metragem expõe Bill Gates, Steve Jobs e seus parceiros. Conta que Steve Jobs gosta de LSD e de se envolver em passeatas educacionais. Já Bill Gates gostava de jogar pôker. O ponto em comum entre os dois é que eram jovens empreendedores, visionários, proativos e curiosos, com pretensões de se engajarem na evolução dos computadores.
Mais tarde, Steve Jobs e seu amigo Steve Wozniak fundam a Apple e criam o Apple I, um computador com monitor para concorrer com o Altair da IBM. O da IBM tratava-se de um equipamento que apenas emitia luzes em resposta aos comandos. Nesse contexto, Bill Gates e seu amigo Paul Allen, aproveitaram a oportunidade e venderam para a IBM uma versão do BASIC, pois o Altair não podia muito sem o software.
A criação da interface gráfica e do mouse, desenvolvidos por uma engenheira da Xerox, rejeitados pelos comandantes dessa empresa foi também importante. A crença inicial era de que não havia motivos para uma pessoa ter computador em casa, porém, essa falácia despertou o interesse de Steve Jobs que se pôs a conhecer o sistema da Xerox e apropriar-se das informações. Então, a partir dessa ideia, surgiu o Mac OS, criado pela Apple Inc, que era

Relacionados