Resenha do filme patch adams:o amor é contagioso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PERRY, Pinchas. Quando Nietzsche chorou (filme). EUA, 2007. Drama, 106 min. son. color.


Helena Alzira Guimarães Gouvêa[1]O filme em comento é um drama baseado no primeiro Best-seller e premiado romance de Irvin D. Yalon. Foi dirigido por Pinchas Perry e lançado em 2007, mas não foi exibido em cinemas.Por meio de um encontro fictício entre o famoso fisiologista, mentor de Freud, Josef Breuer e o filósofo Friederich Nietzsche, o filme discorre sobre a cura através da fala, deixando evidente o viéspsicanalítico do mesmo.
Primeiramente, Breuer é procurado por Lou Salomé, uma jovem russa e bela que está apaixonada intelectualmente por Nietzsche. O filósofo, entretanto, se apaixona por ela,mas não é correspondido e, então, escreve cartas onde a propensão suicida é evidente.
Salomé pede a Breuer que não aplique o “mesmerismo” em Nietzsche, mas sim a cura pela fala e que oconvença de que vale a pena viver. É curioso que quando Salomé entra no consultório de Breuer, ela posiciona um livro de forma a arrumá-lo como os outros, deixando evidente um sintoma, possivelmente detranstorno obsessivo compulsivo. A sua atitude egocêntrica e dominadora também salienta o quanto ela quer o mundo girando em torno de seus desejos, inclusive o de curar Nietzsche.
Nietzsche deixa-seexaminar por Breuer, pois sofre de fortes dores de cabeça. Fica evidente que suas dores físicas são psicossomáticas quando ele diz que está grávido de Zaratrusta, que é o seu livro, considerado pelosniilistas o quinto evangelho. Neste livro um pregador, Zaratrusta, fala ao povo, mas não é compreendido. É fácil verificar que Zaratrusta define a vida de Nietzsche e sua solidão diante daincompreensão das pessoas a respeito de suas idéias. Breuer diz a Nietzsche que uma vida dominada por fases negras leva ao desespero.
Chegar ao âmago de Nietzsche é o objetivo de Breuer e, assim,...
tracking img