Resenha do filme meu pé esquerdo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTAÇÃO
A temática do filme vem abordando a deficiência física, relatando a história de vida de Christy Brown, o filho de uma humilde família irlandesa, nasce com uma paralisia cerebral que lhe compromete os movimentos do corpo, com a exceção do pé esquerdo. Movimentando apenas este membro, Christy consegue provar para a família qu o comprometimento que sofreu era físico e não mental, e nodecorrer de sua vida, ele se tornar escritor e pintor e casa-se com Mary Carr.
Título original: MY LEFT FOOT
Duração: 103 minutos
Ano de Lançamento: 1989
Idioma Original: INGLES
Gênero: Drama
Elenco
Daniel Day-Lewis .... Christy Brown
Brenda Fricker .... Sra. Brown
Alison Whelan .... Sheila - adulta
Kirsten Sheridan .... Sharon Brown
Declan Croghan .... Tom - adulto
Eanna MacLiam.... Benny - adulto
Marie Conmee .... Sadie
Cyril Cusack .... Lorde Castlewelland
Phelin Drew .... Brian
Ruth McCabe .... Mary Carr
Fiona Shaw .... Dra. Eileen Cole
Ray McAnally .... Sr. Brown
Patrick Laffan .... Barman Compostela cultura


OBJETIVO DO FILME:
Ele nos leva analisar e conhecer a realidade de um deficiente físico, e mais além refletir qual o nosso olhar e postura emrelação a questão.
Revela que o mesmo apesar da limitação da deficiência, existem competências e habilidades a serem desenvolvidas e que oportunidades estamos oferecendo-o para que as exteriorize.
Compreender que todos tem o direito de incluir-se na sociedade, integrado ao pleno convívio social, sem preconceitos e exclusões.


DESENVOLVIMENTO:
O filme inicia com Christy Brown já adulto,quando o mesmo acompanhado da família, chega a um evento beneficente, em que ele será homenageado tanto como pintor como também um escritor a partir de sua autobiografia.
Christy não gosta de estar em público, e isso foi o que levou a contratação de Mary Carr(Ruth McCabe) para faze-lo companhia até a hora de sua homenagem, ela vê o livro “Meu Pé esquerdo” e começa a lê-lo é nesse momento em que ofilme retroage “a manhã de 5 de junho de 1932, quando no Hospital Rotudo, em Dublim, ele um dos 22 filhos do casal Brow nasce com complicações no parto e diagnostica-se paralisia cerebral, na seqüência aparece seu pai Sr. Brow , um pedreiro rude, que ao saber da notícia , vai beber e os seus amigos começam a ironiza-lo pela situação, um inoportuno aparece e ele o agride com uma cabeçada, e voltapara casa.
Christy vai crescendo, e o movimento do seu corpo está comprometido, exceto seu pé esquerdo, mas ele era marginalizado pela própria família que o tinha como um deficiente mental, um retardado alguém que estava alheio ao ambiente que o cercava, mas não era assim, percebe-se isso quando a sua mãe sobe as escadas e o coloca na cama, mas ao descer ela passa mal e cai, ele ouve o barulho etenta socorrê-la arrastando-se do quarto até as escadas, ao vê-la caída tenta pedir socorro chutando a porta com seu é esquerdo e gritar, uma vizinha que estava na rua ouve o barulho e os gritos, e logo sua mãe é socorrida e levada para o hospital, mas os seus vizinhos acharam que o motivo da queda foi tentar descer com Christy, conversando entre eles achando que o menino não compreendia o queestavam falando o chamaram de débil mental, mas ele não desiste, ao estarem todos na sala e ao ver seus irmãos estudando a mesa , tenta comunicar–se ao escrever a palavra Mother(mamãe) com giz no chão, movimentando apenas o pé esquerdo, ao perceberam todos ficam encantados, sua mãe se emociona, seu pai o coloca nas costa e sai e o leva ao bar onde bebia e com orgulho exibe seu filho, dizendo serum verdadeiro Brow, é aí que ele começa a ser visto com um novo olhar, aberto para o entendimento.
Ao crescer apesar de todo o corpo estar comprometido exceto seu pé esquerdo, torna-se capaz de interagir em brincadeiras com os irmãos e colegas na rua, jogar futebol e fazer gols, fazer travessuras junto a seus irmãos ao distrair o motorista e destravar atrás do caminhão fazendo com que o...
tracking img