Resenha do filme: Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador

400 palavras 2 páginas
O filme se passa numa pequena cidade do interior dos EUA, onde vive Gilbert Grape, um adolescente comum (interpretado por Johnny Depp) que sustenta a família desde a morte do pai, que se matou há 17 anos. Além das duas irmãs, Gilbert cuida da mãe, que nunca sai de casa e tem um sério problema de obesidade e do irmão Arnie, deficiente mental (Leonardo DiCaprio), o qual os médicos disseram que viveria somente até os dez anos de idade e o mesmo estava para completar dezoito anos. Constantemente Arnie cria problemas na pequena cidade, ainda mais por sua obsessão em subir na caixa d’água, somente Gilbert tem paciência em convencê-lo a descer.

Gilbert trabalha numa mercearia e já não agüenta sua vida cheia de responsabilidades e problemas, o peso de sua mãe e a estrutura da velha casa onde mora, a convivência difícil com suas irmãs, os empecilhos cotidianos causados pelo irmão. Então certo dia perde a paciência com o irmão e acaba agredindo-o.

Mas com a chegada da jovem Becky (Juliette Lewis), que com sua avó, atravessa o país com o seu trailer, acaba conhecendo Gilbert e se apaixonam. Essa e outras mudanças abrem espaço para que ele veja esperança e beleza em sua vida.

É importante ressaltar o carinho e a paciência que Gilbert tinha para com o irmão Arnie, mesmo após todas as travessuras do irmão, Gilbert estava sempre ao seu lado, apoiando, dialogando e corrigindo quando era necessário. Servia também como um modelo para o irmão, tanto no aspecto de cidadão como no aspecto de comunicação, pois muitas das vezes, Gilbert ensinava palavras e frases novas ao irmão, contribuindo assim para uma ampliação de seu vocabulário.

A atuação da fonoaudiologia nesses casos é de grande importância pra uma melhor comunicação e socialização de crianças com esse tipo de alteração, através de estimulação da linguagem para que a criança adquira experiências que facilitem a compreensão do mundo que a cerca e as inter relações que nele ocorrem, propicia também que essa criança se

Relacionados

  • Aprendiz De Sonhador
    314 palavras | 2 páginas
  • A importância do professor na construção de uma escola inclusiva.
    20299 palavras | 82 páginas