RESENHA DO FILME GANDHI

378 palavras 2 páginas
Gandhi
O filme retrata a condição de um povo, suas mazelas e necessidades.
Gandhi foi um homem de instrução elevada, era advogado, porém de aparência frágil, de falar manso e sorriso sempre no rosto. Em uma de suas viagens à trabalho é enviado à Índia, onde se depara com estrema condição de pobreza, descriminação, segregação e dominação do país por forças inglesas.
Gandhi então se coloca disposto a mudar aquela realidade. Começa então sua saga de dedicação à mudança das atitudes de uma nação através da ideologia da ‘’não violência’’. Gandhi ganha seguidores que apoiam sua causa e o seguem em busca de liberdade e igualdade.
Mesmo não sendo uma figura politica, Gandhi passa a ter importância em meio as autoridades, já que seus discursos reuniam multidões e suas ideias eram aceitas com veemência . O povo vê em Gandhi um líder nato, que luta por causas justas, e prega a igualdade não só entre nações e povos, mas também entre pessoas dentro de uma mesma sociedade, sem usar a violência empregada pelos ingleses que matavam e humilhavam o povo indiano e mulçumano.
Hodiernamente, em nosso país, que é regido por uma estrutura presidencialista, vemos que não há uma liderança política que busque lutar contra as formalidades de uma sociedade consumista e preconceituosa em favor dos desprovidos. Temos uma desigualdade de renda e sem sombra de dúvida, de conhecimento, que cega uma maioria expressiva da população que não compreende as intenções dominadoras dos políticos. Estes, buscam priorizar seus interesses e os da parcela favorecida da sociedade, empresas, empresários, governantes,....
Antes a força era empregada para que houvesse aceitação de ideias, hoje os políticos se valem das necessidades da população, fome, desemprego, vícios,.... e empregam o assistencialismo imediato, que resolve problemas individuais do momento, e não da sociedade como um todo.
O líder que Gandhi foi, que transmitia conhecimento, se eximia de interesses materiais e buscava a evolução do

Relacionados

  • canudos
    187432 palavras | 750 páginas