Resenha do filme " eu me chamo bill"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
União Metropolitana de Educação e Cultura
Faculdade de Ciências Agrária e de Saúde
Curso: Psicologia
Disciplina: Optativa II - Álcool
Docente: Professor Robson Araújo
Discente: José Viana dos Santos
Turno: Noturno

Resenha do Filme: O Valor da Vida: Meu nome é Bill

Ao traçarmos a linha de vida de William Griffith Wilson –Bill, percebemos que desde muito jovem a sua relação com o usodo álcool é notória. Em 1919, após sua baixa do exercito onde serviu como líder de tropas, reencontrou a esposa e velhos amigos do front da guerra, para a maioria a bebida tinha um cunho recreativo e social, que era acompanhado com o cigarro, que socialmente era visto como elegante, principalmente para os rapazes.
Em 1921, bem adaptado a vida civil Bill, demonstra insatisfação com as novasoportunidades de trabalho, dizia que preferia trabalhar por conta própria, rejeitava boas propostas de trabalho, percebia-se que os seus argumentos era de menosprezar os outros, demonstrando egocentrismo, sua relação com o amigo Debby era sempre nos bares onde desabafava e ou criticava. O uso do álcool parecia esta se acentuando cada vez mais, tornando uma rotina frequente, porem parecia ter controledas suas ações, o que não era visto nas relações pessoas e de trabalho. Na família sua participação era de forma escassa, onde a esposa o compreendia dando-lhe conselhos para melhorar. Tinha ideia obsessiva de ganhar muito dinheiro como investidor da balsa de valores, porem sem achar um financiador das suas ideias, pede ao amigo para conseguir trabalho no pregão, onde trabalhou apenas um dia. Emcasa, sem da atenção a esposa, preferia fazer criticas e fabular novas ideias de como ganhar dinheiro, não obstante percebe que a esposa esta grávida e por gravidez de risco ele a conforta dizendo que estaria tudo bem.
Bill não consegue lidar com as perdas, e como defesa passar a beber de forma mais compulsiva, nesse período passa a mentir, perde compromissos, na ocasião a esposa o alertou queestava passando mal, todavia e que precisava dele em casa, disse apenas que estava tomado umas “cervejinhas” na tentativa de minimizar o uso da bebida para a esposa que lhe cobrou presença, nessa noite ele não volta para casa e bebe convulsivamente, deixando conceitos éticos e os valores morais em função do consumo, na manhã seguinte encontra a esposa internada após abortar o segundo filho, maisuma vez Bill promete, não beber mais, em função disso, mudam ara outro estado, Bill como novas ideias encontra na cidade de Nova Iorque sua chance de vencer como corretor de bolsa de valores, a promessa de para de beber é novamente quebrada pois os fatores sociais e do grupo que também defendiam as mesmas ideias tinha dependência com o álcool, sempre minimizava o uso quando era questionado pelaesposa.
Em 1929, se encontra com poder aquisitivo alto, padrão de vida como havia imaginado, porem com as facilidades financeiras as bebidas tinha destaque nas prateleiras, promovendo acesso fácil, percebe-se que pelos sintomas do comportamento e sintomas Bill já faz uso de pelo menos 10 Dg/L, onde fica claro o consumo abusivo. Nas reuniões familiares o uso de bebidas era o assunto principal,onde o ano de fabricação da bebida era tido como fator de poder, dando vexame diante de convidados, com perdas significativas dos reflexos motores. Bill demonstrava perda de concentração e humor alterado. Nesse período orientado pelo pai que era médico, a esposa o aconselha a procurar um especialista, na consulta é constado aumento do fígado, aos 34 anos organismo ainda jovem começada a dá sinal deadoecimento, com as recomendações medica, Bill tenta se controlar, em reunião social para comemorar vitórias nos negócios o mesmo é incentivado pelo grupo social a fazer um brinde, mesmo sendo advertido Bill mais uma vez ultrapassa as regras de ética e valores morais, A vida conjugal do casal já estava desgastadas, seu estado físico piorou, apresentando sintomas de vômitos, e fortes dores...
tracking img