Resenha do filme Escritores da Liberdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS
Docente: Ana Paula Fraga Bolfe
Renata Loureiro Martins Freitas – RA 12062188
3º ano – 5º período

Resenha do filme Escritores da Liberdade
1. Identificação dofilme
Freedom Writers (Escritores da Liberdade) é um filme de drama norte americano lançado em 2007. Dirigido por Richard LaGravenese e produzido por Danny DeVito, Michael Shamberg e Stacey Sher, ofilme é estrelado por Hilary Swank, Scott Glenn, Imelda Staunton e Patrick Dempsey e é inspirado nos eventos reais relatados pelo livro The Freedom Writers Diaries, baseado nos relatos da professora ErinGruwell e seus alunos.
A ideia para o filme veio da jornalista Tracey Durning, que fez um documentário sobre Erin Gruwell para o programa Primetime Live da ABC News. Durning atuou como co-produtoraexecutiva do filme.
O filme conta a história de uma esperançosa e idealista professora, que entra em uma escola pobre de bairro e fica com a turma “problemática”. Mesmo com a constante dificuldade dese conectar com os seus alunos, que se encontram em uma guerra racial e totalmente desencorajados nos estudos, essa professora não desiste e aos poucos seus alunos vão confidenciando suas vidas edificuldades para ela. Através de métodos inovadores, como pedir para os alunos escreverem diários de suas vidas, ela os aproxima e une os alunos uns com os outros.
Duração: 1h03
2. Análise do filme
Ofilme conta a história de uma escola dos Estados Unidos que era muito bem avaliada e que teve sua avaliação rebaixada após a implantação da política de integração onde muitos negros, latinos easiáticos foram colocados nesta escola, juntos na mesma sala. O ambiente era instável e cercado por desigualdade nas classes sociais, racismo, desemprego nas famílias, desestrutura familiar e intolerância aoque é diferente o que resultava, por exemplo, em muitas brigas de gangues. Dentro da sala de aula havia uma divisão clara entre os grupos de diferentes cores e credos.
Os próprios professores e a...