Resenha do filme escola da vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do filme Escola da Vida

Resumo do Filme Escola da Vida

O filme Escola da Vida mostra-nos a realidade de muitas escolas, onde professores ainda utilizam metodologias e técnicas que não despertam o interesse e envolvimento dos alunos no processo, enquanto um professor conhecido como o Sr. D. atraiu seus alunos de maneira que todos participavam e as aulas eram bem dinâmicas.
Oprofessor Matt após a morte de seu pai queria conquistar a posição que antes o seu pai tinha de receber o troféu como o professor do ano. Ao chegar à escola, Matt tenta agradar seus alunos, mas suas metodologias ainda estão presas com o tradicional, não cria nada novo para alcançar o seu objetivo. Ao ver o Sr. D. atraindo seus alunos de uma maneira dinâmica , se relacionando com todos e ensinando de umamaneira divertida onde todos aprendiam , Matt ficou incomodado pois a atenção não estava voltada a ele.
O Sr. D. a cada dia aplicava algo de novo na vida de seus alunos, sua sala de aula não era um lugar onde somente o professor falava, mas era um lugar de construção do conhecimento em que tanto professor como aluno participavam. Este professor vivia cada momento intensamente.
Matt ao perceber apopularidade do Sr. D passou a procurar algo que denunciasse o porquê era tão bem aceito por seus alunos. Matt um dia resolveu segui-lo e pôde descobrir que o Sr. D. além de um excelente professor era também um homem que gostava de ajudar a todos, mostrando sempre os direitos de cada um. Descobriu que o Sr. D tinha câncer pulmonar e isso o deixou sensibilizado. Agora Matt compreendia o porquê detanta dedicação com todos.
Matt resolveu mudar e usou o exemplo do Sr. D para conquistar seu sonho de ser um grande professor, suas metodologias mudaram, passou a se relacionar melhor com seus alunos, criou um espaço na sala de aula de compreensão onde todos participavam do processo, usou o que os alunos gostavam.
O Sr. D entra em crise e morre , ma
s deixa viva a vontade de lutar, de viver bemcom todos, contribuindo por uma educação melhor superando o tradicional e as dificuldades.
Este filme faz-nos refletir que enquanto educadores temos sempre que criar algo de novo, não podemos nos acomodar com metodologias tradicionais, precisamos procurar métodos e técnicas que despertem o interesse do aluno, criando na sala de aula um espaço de construção do conhecimento.

O filme “Escola davida” de Willian Dear mostra a história de um jovem professor que veio substituir um “velho” professor de história que veio a falecer, na qual era admirado por todos e que por 43 anos teria ganho o prêmio de melhor professor daquela instituição escolar. Sendo ele um jovem extrovertido e muito dinâmico despertou certa preocupação no professor de biologia que por sua vez era filho do professor Normame candidato ao prêmio de melhor professor do ano.
O professor substituto adotara uma metodologia em que o aluno deixa de ser um mero receptor e passa a ser um aluno crítico e autônomo. Permitindo assim que os mesmos tenham direito de discutir e questionar as informações que lhe são apresentadas.
A concepção historiográfica trabalhada pelo professor D’ Ângelo é a concepção dos Annales onde ojovem professor busca elementos em diversas fontes e situações para ensinar história. Um professor idealista que vai além dos conteúdos, e com isso conquista alunos e colegas de trabalho, assustando aqueles conservadores que fazem dos alunos meros receptores, suas aulas são dinâmicas fazendo com que os seus alunos participam e aprendam.
Os dois professores trabalhavam com métodos pedagógicoscompletamente antagônicos, o Sr. “D” utilizava a tendência liberal renovadora e o Sr. Matt Normam a tendência liberal tradicional. Diante do sucesso conquistado pelo senhor “D” e o fracasso do professor Matt com sua forma de ensino, houve uma grande mudança na prática educativa dos professores.
A conduta do senhor “D” fez com que o professor de biologia que até então utilizava o sistema pedagógico...
tracking img