Resenha do filme- Desmundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme Desmundo retrata com fidelidade o período colonial brasileiro. Lançado em 2003, traz no elenco os atores Simone Spoladore, Osmar Prado, Berta Zemei, Beatriz Segall, Caco Ciocler e entreoutros. Com a direção de Alain Fresnot e roteiro de Sabina Anzuategui, Anna Muylaert e do próprio diretor, baseado no livro de Ana Miranda.
O filme se passa no ano de 1570, época da colonização e dodesbravamento. A época é de sérios conflitos, pois mostra a realidade dos índios sendo explorados para trabalharem nos engenhos, a submissão que as mulheres eram tratadas, o comportamento opressor doscatequistas impondo o seu modo de vida e a religião aos indígenas. Os negros eram tratados como coisa, os índios como sub-humanos e as mulheres como objetos que deveriam obedecer a seus maridos eservi-lhes de todas as formas que eram impostas.
Conta à vinda de órfãs portuguesas ao país para se casarem com colonizadores que aqui viviam, ressaltando a partir daí que havia uma preocupação por meio daCoroa para que não houvesse uma mistura de raça, ou seja, para que os colonizadores não se envolvessem com as índias para não nascerem filhos mestiços e também para que não houvesse maisrelacionamentos incestuosos e relações com outros homens.
Uma dessas órfãs é Oribela que é protagonista, e se mostra extremamente religiosa e não gosta da situação que lhes é imposta. Mas mesmo assim é obrigadaa casar com Francisco de Albuquerque um homem rude e sem escrúpulos. Depois que se casa ela pede um tempo para que pudesse cumprir com suas obrigações de esposa tendo, portanto, o pedido negado esendo quase violentada pelo próprio marido. Tendo em vista isso e os outros atos do marido e da sogra a jovem começa a querer fugir para sua terra natal.
Na sua primeira tentativa o marido a localiza edepois de levá-la para casa a acorrenta e a agride para que ela não faça mais aquilo. Aos poucos, Oribela consegue reaver a confiança de seu marido, começa a perceber e se relacionar com seus...
tracking img