Resenha do filme desmundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História do Direito no Brasil
Profª Sandra Mesquita
Aluna: Pauline Lima
201101058031

* Filme Desmundo

INTRODUÇÃO
O filme Desmundo (2003) de Alain Fresnot é baseado na obra de AnaMiranda. Retrata a realidade do Brasil Colônia em meados do século XVI, abordando varias questões acerca do contexto da época (linguagem, religiosidade, sexualidade, obediência e escravidão), dando ênfase asituação da mulher, esta é abordada na narrativa da personagem Oribela, uma das orfãs enviadas de Portugal, tendo como objetivo o casamento com os colonizadores.
DESENVOLVIMENTO
O filme começa com achegada das órfãs ao Brasil, estas foram mandadas a pedido dos Jesuítas para se casarem com os colonizadores evitando assim a miscigenação com a raça indígena, de modo que eram obrigadas a seentregar para o escolhido. Oribela, uma jovem religiosa, filha de um mercador de origem cristã portuguesa, ficou muito contrariada com a situação e acabou ofendendo de forma bem grosseira seu pretendenteAfonso Soares D'Aragão, depois de ser castigada pela sua superiora foi obrigada a casar com Francisco de Albuquerque, homem rude e autoritário. Então ela muda-se para a propriedade de Francisco, umengenho de açúcar, onde residia também a mãe e uma irmã deficiente mental.
Ao passar dos dias aumenta mais e mais a infelicidade de Oribela, e depois de ser violentada fisicamente e sexualmente porFrancisco devido a uma crise de ciúmes por causa do Mercador Ximeno Dias, ela decide fugir com um sonho de voltar para Portugal. Mesmo desorientada e sem rumo, ela consegue chegar à praia onde avista umbarco e pede por socorro, e acaba prestes a ser estuprada, mas Francisco a encontra a tempo e termina por matar os homens e a leva de volta. Oribela passa a viver um inferno, oprimida por Francisco,vítima de torturas físicas e psicológicas, obrigada a ceder às investidas sexuais do marido e vivendo como uma prisioneira.
Após um determinado tempo, Oribela consegue de certo forma adaptar-se ao...
tracking img