Resenha do filme desmundo e videos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do filme Desmundo


Baseado no romance de Ana Miranda, o filme Desmundo que se passa no século XVI em 1570 demonstra a época em que, sem direito de escolha órfãs portuguesas eram enviadasao Brasil para que, se casassem com os colonizadores.
Oribela, personagem principal do filme, não aceita o marido Francisco de Albuquerque escolhido para ela se casar com isso acaba fugindo duasvezes e na ultima ela se apaixona de verdade por Ximeno Dias quando os dois tentam fugir são perseguidos e pegos por Francisco que acaba por matar seu adversário, tendo Oribela que voltar para seumarido e que aceita-lo.









Resenha do documentário Brasil Colônia – Boris Fausto


Ele começa explicando sobre o pioneirismo português nas grandes navegações e que isso seriaconseqüência de uma monarquia centralizada em portugal, recursos para investir em novas terras e posição geográfica e com um “espírito aventureiro” foram atrás de ouro e especiarias.
Com a descoberta daAmérica do sul e seu bom comércio de pau-brasil, foi preciso ocupar território para que os holandeses e franceses não a tomassem, divididas em capitanias hereditárias foi a primeira forma de governo noBrasil. No inicio eles se limitavam a ocupar o litoral brasileiro e logo depois do enfraquecimento do comercio do pau-brasil veio a produção de açúcar que precisava de mão de obra, a primeira soluçãofoi forçar os indígenas ao trabalho porem, não deu muito certo, a segunda alternativa foi a mão de obra escrava dos negros.
As capitanias não deram muito certo e por isso surgiu os GovernosGerais, que ajudavam na administração das capitanias.
No auge do ciclo do ouro no Brasil, entre 1750 e 1770 Portugal estava com dificuldades econômicas e sofria pressão da Inglaterra se industrializado,daí surgiu as casas de fundição.
Em 1808, a família real junto com seus “convidados” embarcaram para o Brasil sobre ameaça da França de Napoleão, na fuga as navegações portuguesas foram protegidas...
tracking img