Resenha do filme "Consiparação Americana" e garantias constitucionais

774 palavras 4 páginas
Resenha sobre o filme “Conspiração Americana” e garantias constitucionais

O filme “Conspiração Americana” se passa em 1865, após o fim da guerra civil americana, a qual decorreu devido à disputa entre o Norte dos Estados Unidos e o Sul – este que era contra o modo de desenvolvimento dos Estados do Norte, como por exemplo, o fim da escravidão que não mais interessava a economia do mesmo.
Inicialmente, o Presidente Abraham Lincoln é assassinado ao assistir uma peça de teatro e há tentativa de assassinar o Vice-Presidente, Andrew Johnson, e o Secretário de Estado, William Henry Seward – o grupo de homens envolvidos em tal conspiração resulta em sete, sendo seu principal comandante e autor do homicídio de Abraham Lincoln, John Wilkes Booth, este que foi assassinado por um agente antes mesmo de ser capturado.
O grupo de homens encontrava-se para discutir seus planos em uma pensão, cuja dona é Mary E. Surrat, mãe de John H. Surratt Jr., o qual supostamente conspirava juntamente com o grupo de Booth. Portanto, devido aos encontros que ocorriam na pensão de Mary E. Surrat, esta foi incluída no processo do respectivo assassinato.
Logo, é neste momento que o Senador, Reverdy Johnson, praticamente requisita ao advogado e Capitão Frederick Aiken para defender Mary em nome dos direitos de defesa a qual a mesma detinha em virtude do exposto na constituição, visto que o Senador encontrava-se em idade mais avançada e como Capitão era jovem, seria mais bem preparado para o caso.
Contudo, como o jovem Capitão nega defendê-la, o Senador lhe diz para achar provas de sua culpa e a partir desse momento, não deveria mais defender Mary, o que, porém, não acontece no decorrer da história.
Em variados pontos do filme algumas garantias constitucionais (brasileiras e inclusive americanas) são vedadas a Mary E. Surrat e, aliás, não se vê em qualquer parte da história a oportunidade de defesa ou sequer algum advogado para os sete sujeitos autores das tentativas, apenas no início das

Relacionados