Resenha do filme como estrelas na terra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
|
CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
5º Período

Taare Zameen Par - Every Child is Special

|

Trabalho apresentado a disciplina Leitura e Produção Textual ministrada pelo Prof. Nataniel Mendes da Silva, para obtenção de nota parcial.

Resenha do Filme: Taare Zameen Par- Every Child is Special
Gênero: Drama, Direção e Produção: AAmir Khan, Roteirista: Amole Gupte
Ano: 2007, Duração: 165 minutos (2 hora e 45 minutos), País de origem: Índia

Alexandre Braule Pinto Bezerra Pereira1

O título original é “Taare Zameen Par - Every Child is Special”, o que significa, exatamente, "Como Estrelas na Terra -Toda Criança é Especial".
Embora o filme fale diretamente sobre o caso de uma criança, o filme é uma mensagem para o mundo sobre o verdadeiro papel de um educador na formação de um novo ser humano. Ao afirmar no título que toda e qualquer criança é especial, que são como estrelas na Terra, a proposta é trazer a ideia de que não podemos negligenciar a diversidade, limitações epreciosidade dos projetos de uma criança, pois é ela que faz o futuro de uma nação.

|


Filme indiano, com o ator/diretor e produtor Aamir Khan, que interpreta o papel do professor substituto de Arte Ram Shankar Nikumbh, da criança

Darsheel Safary no papel de Ishaan Mandkishore Awasthi, seus pais Nandkishore Awasthi (Vipin Sharma) e Maya Awasthi (Tisca Chopra) e o irmão YohaanAwasthi (Sachet Engineer).
O foco principal do filme é uma criança que sofre com dislexia que é um transtorno ou distúrbio neurofuncional de causa genética e hereditária. Logo, ele é incompreendido pelos professores, pela escola e pela família, sendo considerado indisciplinado e antissociável. Repetindo pela segunda vez a terceira série e caminhando para um novo insucesso. Esse problema causadificuldades na escrita, leitura, soletração e interpretação.
O pai tenta torná-lo produtivo, competente para o trabalho e apto à concorrência, desejando fazer dele uma imagem do irmão que consegue se destacar em todas as disciplinas. Mas o mesmo não consegue atender as exigências a ele imposta, pois uma simples leitura torna-se um enorme desafio, enxerga as letras dançando no papel e nãoconsegue organizá-las de modo a formar um léxico e escrever é outra tormenta.

|
E com este distúrbio, o mesmo é obrigado a entrar no ritmo normal de ensino da turma e a adaptar-se, sem nenhum acompanhamento especial e sem a correta identificação do seu problema. Desta forma, contribuindo para aumentar a sensação de sofrimento, opressão e incompreensão vividos pelo garoto disléxico.O pai resolve colocá-lo em um internato, sem que a mãe possa emitir uma opinião, na tentativa de que lá, ele possa ser enquadrado. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele entra em depressão, sentindo a falta da mãe, do irmão, da vida e a tendência pedagógica do internato é a de disciplinar cavalo selvagem.

|


|
Nestelocal é que o professor de arte irá realizar o diagnostico do problema do Ishaan e passa a ter interesse em ajudá-lo e cuidar do seu aprendizado.
Fala com os pais do menino sobre dislexia e explica-os que o motivo do mau comportamento do garoto é devido à maneira de como ele é tratado ocasionando agressividade e a baixa autoconfiança.

|

|

O professor, com sua visãoconstrutivista, fala com o diretor da escola sobre as dificuldades de Ishaan, e se propõe a ajudá-lo, para isso usa diversos meios: escreve na areia, pede para que repita e pronuncie a letra, escreve em seu braço com o dedo e pede para ele pintar as letras similares como “p”, “b”, “d” e “q”, numa escada ensina subtração e adição subindo e descendo degraus e treina a coordenação motora em folhas...
tracking img