Resenha do filme codigo de conduta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CÓDIGO DE CONDUTA. Produção de F. Gary Gray: Imagem Filmes, 2009.

Neste filme é contada a história de uma família brutalmente assassinada que tem o pai Clyde Shelton (interpretado pelo ator GerardButler) como único sobrevivente e que vê sua vida completamente transformada após a invasão de sua casa, na qual testemunha o brutal assassinato de sua esposa e filha por dois bandidos. Os doismarginais são presos, mas em face de um sistema judicial falho apenas um dos assassinos é condenado à morte e o outro pega uma pena leve. No decorrer do início do filme as próprias palavras do advogado epromotor público Nick Rice (Jamie Foxx) dizem exatamente como é o sistema judicial americano e como ele funciona. Em conversa com seu amigo e colega de trabalho Jonas Cantrell ele diz: “É um sistemaimperfeito”. Já na conversa com Clyde ele diz: “Sinto muito o acordo já está feito”, “Sinto muito, mas já fiz o acordo. É assim que o sistema funciona”, após ter decidido sozinho fazer um acordosobre o caso, sem nem mesmo ter consultado Clyde.
Considerando como ponto de partida essa decisão do advogado e do promotor público Nick, e mais outros dois momentos do filme serão consideradas a Éticae a Moral de cada um desses momentos.
1º Momento: Decisão e acordo feito pelo advogado e promotor público sobre o caso sem consulta ao cliente/pai.
Ética e Moral: Antes de ter tomado a decisão defazer um acordo com o criminoso, tanto advogado quanto promotor deveram ter conversado com Clyde para que decidissem qual seria a decisão a tomar, mesmo porque o caso envolveu a família de Clyde. Dessaforma, não foi ético da parte de Nick tomar sozinho a decisão de fazer um acordo, achando que essa seria a melhor decisão para o caso, nem mesmo fazer o acordo sabendo que o bandido era culpado. Noentanto, por outro lado a decisão tomada por Nick no ambiente judicial foi moral já que fazer um acordo está dentro das normas judiciais e sociais.
2º Momento: 10 anos se passam e Clyde decide fazer...
tracking img