Resenha do filme “Blue Eyes”
O documentário relata a experiência da professora Jane Elliot, onde o objetivo é fazer com que as pessoas brancas “vivam na pele” o que as pessoas negrassofrem. A partir da morte de Martin Luther King, a professora começou a fazer o exercício com seus alunos, separando-os pela cor dos olhos. Foram divididos em dois grupos, os de olhoscastanhos, e os de olhos azuis. Os de olhos azuis eram os superiores, bem tratados, e os de olhos castanhos eram os subalternos, maltratados pelos de olhos azuis. Em pouquíssimo tempo as crianças jácomeçaram a se comportar de forma diferente, conforme rotulados.
A partir do exercício a professora começou a fazer a mesma dinâmica com adultos. O documentário assusta, pela maneira queela aplica o teste. É fácil perceber nas pessoas testadas que o racismo convence a pessoa de que ela é incapaz, e que é numa situação subordinada, pois é diferente. Eles passam realmentepela mesma condição que milhares de pessoas passam todos os dias.
“Blue Eyes” deixa bem claro que o racismo é visto por brancos e negros de formas diferentes. O branco está sempre em umpatamar superior, onde nada sofre, nunca é testado, humilhado. Já o negro é sempre considerado um subalterno, levando-o a pensar em sua negritude. Colocando a raça branca em teste, aprofessora tenta mudar o fato da maneira mais violenta e desumana possível, para quem sabe passando pela mesma situação, cada pessoa mude seu modo de agir e pensar, e seja extinta qualquer forma depreconceito.
Perante a Declaração Universal dos Direitos Humanos, todo ser humano é igual. Todos temos nossos direitos, nossas idéias e cada um pode ter seu lugar no planeta, sem serjulgado por sua cor, credo, crença ou qualquer outra forma. O documentário nos faz pensar sobre nossas atitudes, e o que temos feito para acabar com todos as injustiças que o mundo tem vivido. [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). Resenha do filme “blue eyes”. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Filme-Blue-Eyes/681355.html

MLA

"Resenha do filme “blue eyes”" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Filme-Blue-Eyes/681355.html>.

MLA 7

"Resenha do filme “blue eyes”." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Filme-Blue-Eyes/681355.html>.

CHICAGO

"Resenha do filme “blue eyes”." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Filme-Blue-Eyes/681355.html.