Resenha do filme "as instituições carcerárias"

Páginas: 4 (786 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2011
As instituições carcerárias no Brasil são consideradas instituições totais, pois segundo GOFFMAN (2001, p. 11) elas são locais de residência e trabalho, onde há inúmeros indivíduos com situaçõessemelhantes, que foram excluídos pela sociedade por um determinado período de tempo, os quais possuem uma vida controlada, com horários e regras, á serem cumpridos.
Entretanto, as instituiçõespenitenciárias visam a profissionalização e a ressocialização dos detentos, porém não é o que acontece em muitos desses locais.Segundo CARVALHO e BALDIN (2005,p. 68), há um fato que comprova que os presosnão estão adquirindo na unidade, a educação e a responsabilidade necessária para o desenvolvimento de um trabalho, pois eles não se estabelecem por muito tempo nas empresas que contratam seus serviços,as empresas reclamam da falta de capacitação, disciplina e de hábitos adequados para o trabalho. É nesse contexto que o terapeuta ocupacional se encaixa nas penitenciárias.

A Terapia Ocupacionalé uma profissão da área da saúde que, diante da ampliação do conceito de saúde - entendido como o completo estado de bem estar biopsicossocial, e não somente como a ausência de doença - estendeu seucampo de ação, abrangendo práticas sociais, através do uso de atividades, visando a promoção da saúde e a (re) inserção social de indivíduos excluídos por problemas físicos, mentais ou sociais deforma integral e independente. (CAMPOS; PANÚNCIO-PINTO, 2005).

O terapeuta ocupacional utiliza atividades como forma de atuação, que são escolhidas, indicadas, aprendidas e desenvolvidas para amotivação do individuo, para que ele possa utiliza - lá como meio de trabalho e educação, o que amplia as várias formas de reinserção na sociedade por meio do serviço que lhe fora ensinado.
SegundoGalheigo (2003) mostra que a prática da Terapia Ocupacional social é voltada à população, cujas necessidades são conseqüências de suas condições de exclusão do acesso aos bens sociais e que têm sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenhas para hora rac
  • Resenha do Plagio nas instituições
  • Resenha instituições financeiras
  • Resenha : Instituições, Poder e Desconhecimento
  • Resenha Como as Instituições Pensam
  • Resenha instituições brasileiras
  • Resenha sobre instituições e sustentabilidade
  • RESENHA FILME

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!