Resenha do filme alexandria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (905 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.serasaexperian.com.br/guiaidoso/20.htm
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAld4AK/violencia-contra-idoso

Introdução
O Dia Internacional de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa écomemorado em 15 de junho.
A violência contra os idosos é um fenômeno que tem se agravado gradativamente evidente dentro do atual processo de envelhecimento populacional mundial, e essa violênciageralmente tem uma grande relação com o poder exercido pelos mais jovens sobre este.
Violência contra idoso
Por parâmetros dessa discussão são a cidadania, a saúde pública, a promoção da saúde equalidade de vida. Desta forma, quando falamos de violência referimo-nos ações que contrariam os direitos e a incapacidade dos países em garantir uma vida digna aos seus idosos. A violência ou negligênciapode ocorrer com qualquer idoso, em qualquer relacionamento, incluindo aquele que há expectativa de confiança ou onde alguém ocupa uma posição de poder ou autoridade.
O abuso contra os idosos, muitasvezes, ocorre na família, gerado pelos filhos ou netos. Porém, podem incluir também amigos, vizinhos, proprietários, cuidadores pagos, ou qualquer indivíduo em posição de poder, confiança ouautoridade. Segundo o Ministério Público do Estado a violência contra o idoso cresce em proporções alarmantes, pois 12% dos idosos sofrem algum tipo de violência, e os principais agressores encontram-se noambiente familiar, 33,33% cometidos geralmente por filhos homens biológicos. Já a negligência fica com 32,35%, seguida pela violência financeira que é de 29,42% são as que mais acometem quem tem idadesuperior a 60 anos. Em relação à violência financeira, quase 30% das vítimas são as mulheres com idade de 80 anos ou mais.
Dados do IBGE dão conta que, no Brasil, o contingente de idosos tem crescidode forma acelerada. Estima-se que, até 2020, o País conte com 40 milhões de pessoas acima de 60 anos, passando a ser o sexto país com mais idosos no mundo. No Brasil, hoje, as violências e os...
tracking img