Resenha do filme alexandria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALEXANDRIA


FILME: ALEXANDRIA
DIREÇÃO: ALEJANDRO AMENÁBAR
GENERO: DRAMA HISTORIA
ANO: 9 DE OUTUBRO DE 2009

O filme relata a história de Hipátia (Rachel Weisz), filósofa eprofessora em Alexandria. Única personagem feminina do filme, Hipátia ensina filosofia, matemática e astronomia na Escola de Alexandria, junto à Biblioteca. Alexandria é tomada por ideais religiosos diversos:o cristianismo, que passou de religião intolerada para religião intolerante, convive com o judaísmo e a cultura greco-romana.
Hipátia tem entre seus alunos Orestes, que a ama, sem ser correspondido,e Sinésius, adepto do cristianismo. Seu escravo Davus também a ama, secretamente. Hipátia não deseja casar-se, mas se dedica unicamente ao estudo, à filosofia, matemática, astronomia, e sua principalpreocupação, no relato do filme, é com o movimento da terra em torno do sol.
Mediante os vários enfrentamentos entre cristãos, judeus e a cultura greco-romana, os cristãos se apoderam, aospoucos, da situação, e enquanto Orestes se torna prefeito e se mantém fiel ao seu amor, o ex-escravo Davus, que recebeu a alforria de Hipátia se debate entre a fé cristã e a paixão. O líder cristãoCyril domina a cidade e encontra na ligação entre Orestes e Hipátia o ponto de fragilidade do poder romano, iniciando uma campanha de enfraquecimento da influência de Hipátia sobre o prefeito, usando asescrituras sagradas para acusá-la de ateísmo e bruxaria.
No filme a atriz Rachel Weisz interpreta uma pobre mulher que não compreende a origem de tanta raiva entre os homens e simplesmentetenta enfatizar as suas energias para algo de bem. É impressionante como o filme capta a mais intolerância e opressão e é abismal a forma como ele denuncia o desprezo do Cristianismo pela condiçãofeminina.
O filme tem um roteiro muito bem escrito e uma ótima produção. E acaba levantando questões interessantes. Quanto à religião, o papel da mulher nesta sociedade e o conflito religião...
tracking img