Resenha do filme 2001: uma odisseia no espaço

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tendo por base a evolução do homem, desde a sua emergência do mundo animal até ao domínio de uma tecnologia capaz de construir entidades como o mega computador HAL, a grande questão que o filmecoloca é a de saber qual será a próxima etapa? Pois o filme transcende varias etapas no tempo e espaço, onde evidencia uma força sobrenatural a uma pedra negra no caso o monolito.
O filme umaOdisseia no espaço transcende toda a razão humana de estar em busca do conhecimento, da satisfação para si, onde no inicio do filme uma tribo de humanos primitivos semelhantes a macacos está procurando porcomida no deserto africano. Um leopardo mata um dos membros, e outra tribo de homens-macacos os afugenta de um poço de água. Derrotados, eles dormem em uma pequena cratera de pedra exposta, acordandopara encontrar um monolito preto que apareceu na frente deles. Eles se aproximam grunhindo e pulando, eventualmente o tocando com cuidado. Pouco tempo depois, um dos macacos percebe que ele pode usarum osso tanto como uma ferramenta quanto como uma arma, que o macaco usa para matar uma presa para comê-la. Mais tarde eles conseguem o controle do poço de água ao matarem o líder da outra triboutilizando-se para tal feito do osso-arma.
O segundo segmento do filme focaliza uma missão espacial norte-americana que descobre um monólito negro semelhante, enterrado em solo lunar. Que seprossegue com a viagem da nave Discovery ao planeta Júpiter, em uma missão secreta coordenada pelo legendário supercomputador HAL 9000. Onde o filme deixa traspor a essa fase que vivemos hoje, ou seja, dadisseminação do computador, o longa metragem mesmo estreado no ano de 1968, conciliava bastante a interação humano com o computador. O último episódio mostra o resultado da viagem de um astronautaatravés de um portal estelar. É pouco coerente, poético e deliberadamente lento. Onde Em Júpiter, Bowman deixa a Discovery One em um casulo extra veicular e encontra outro monolito em órbita do planeta....
tracking img