Resenha do filme 1492

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do filme : 1492 – A conquista do Paraíso.
Introdução:
Na noite de 3 de agosto de 1492, Colombo partiu de Palos de La Frontera com uma naus e duas caravelas dos irmãos Pinzon, com objetivode encontrar rotas comerciais para a Espanha, pois na época a Índia era o grande alvo dos portugueses e espanhóis que representavam as duas grandes potências.
Desenvolvimento:
O filme inicia comuma cena de Cristovão Colombo explicando a um de seus filhos que a Terra era redonda.Teoria que na época não era aceita pela igreja católica, que por sinal exercia um poder paralelo com a coroa . Éneste período que nos defrontamos com cenas que as pessoas eram queimadas em praça pública ( inquisição). O sacerdote em uma conversa com Cristovão o alerta para o perigo caso ele afirmasse tamanhaheresia.
Existem fatores que são determinantes neste contexto, como : O preconceito dos nobres em relação ao Colombo, a fé em encontrar além das 750 léguas uma nova Terra, piedade demonstrada porColombo aos nativos no primeiro momento, mas em seguida nasce a ambição , ganância que transforma o homem branco em selvagem tanto quanto eles consideravam os nativos.Pois tentaram catequizar os nativoscom seus costumes, sua língua e sua religião.
Algo importante me chamou a atenção, quando em uma cena Colombo pergunta ao um nobre para que olhasse para a janela do palácio e o disse-se o que eleestava vendo. O nobre disse: _ Vejo uma cidade, casas, vilas etc. Então Colombo retruca e diz: _ São homens como eu que fizeram isto que você vê. Ele demonstrou com exatidão o principal objetivo delenaquele momento, ser um marco na história, e ele conseguiu apesar de seus erros de calculo em achar que havia chegado no Oriente. Outro objetivo de Colombo era a busca de diferentes produtos de consumocomo madeira, peixe ,ouro e especiarias da Índia e o desejo de converter e evangelizar as novas populações.
As duas grandes potencias ( Espanha e Portugal)na época lutavam para desbravar novos...
tracking img