Resenha do filme: "1492, a conquista do paraíso"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO FILME: "1492, A Conquista do Paraíso" relacionando o roteiro com os PRESSUPOSTOS HISTÓRICOS DA GEOGRAFIA


A viagem de Cristóvão Colombo, que acreditava ser possível atingir "el levantepor el poniente", ou seja, o Oriente navegando para o Ocidente, é o cenário épico desse filme de Ridley Scott.

A realização da "grande navegação" deu-se em especial pela ganância da Espanha porriquezas e novos mercados além-mar. Para a nobreza, o fracasso da viagem não significaria muito, ma so seu sucesso seria a chance de quebrar o monopólio árabe-italiano no comércio de especiarias atravésde outra rota que evitasse o mar Mediterrâneo.

Logo, enfrentou-se oceanos desconhecidos, iniciando o marco d epresença pelo globo. Tal feito, junto com os demais descobrimentos territoriais,resultaria no primeiro pressuposto histórico da sistematização geográfica: o conhecimento da dimensão e da forma real dos continentes, que seria a base para para a reflexão geográfica. A constituição de umespaço mundial é elemento destacado no processo de transição do Feudalismo para o Capitalismo.

Chegando a uma nova ilha, rica em vegetação e cheia de vida, Colombo a batiza de San Salvador e aliencontra vários nativos. Neste contexto, ele inicia um registro de dados referentes à diversificação do local. Esse conhecimento relacionava-se com o desenvolvimento do comércio colonial, no qual osestados europeus precisavam de um inventário dos recursos naturais presentes em suas possessões para, assim, investir nas mesmas. Entende-se aí, o segundo pressuposto da Geografia.

Daí, Colombocomeça a negociar com os povos nativos - indígenas -, enfrenta traidores gananciosos e também sofre inúmeras intrigas por parte dos rivais oportunistas que vão descreditá-lo pela descoberta d eum novocontinente, dando os prestígios à Américo Vespúcio - outro italiano que continuou a viagem de Colombo. Mas, seu filho Fernando escreve sua biografia completa e é considerado o responsável por levar o...
tracking img