Resenha do documentário “Enton - Os Mais Espertos da Sala”

366 palavras 2 páginas
A Sede por lucro
O documentário “Enton - Os Mais Espertos da Sala” apresenta a ascensão e queda da corporação do ramo de petróleo e gás natural, de nome Eron, traçando um estudo sobre um dos maiores escândalos acontecido no mundo corporativo norte-americano e como se deu a sua queda após a descoberta de um esquema fraudulento que só beneficiou quem esteve envolvido no esquema, deixando investidores e empregados falidos. A companhia possuía uma excelente reputação, era fiscalizada por mais de uma empresa de auditoria, foi homenageada e teve várias premiações e honras pela incrível ascensão que apresentava ter. E foi encima dessa imagem de empresa sólida e confiável de ser investida, que se deu uma grande alta nos valores das ações da empresa, quando na verdade, escondiam-se as fraudes feitas por contadores e pelos chefes-executivos, que com a parceria de outras empresas e bancos, ficou extremamente fácil manipular o balanço financeiro, e inflando os contratos e os lucros fazia com que os bons números só existisse no papel, conseguindo assim esconder um débito de mais de U$ 30 bilhões de dólares no auge da sua dívida.
Acontece que ninguém questionava o porquê do sucesso da Enron, sendo que o slogan da própria empresa era "Ask Why", Pergunte Por quê, mas não demorou muito para que o mercado desconfiasse a origem de lucros tão agressivos mesmo em meio a crises. Além dos problemas financeiros, o documentário também trás a tona uma possível conspiração política, pois a Enron tinha sido a maior contribuinte da primeira campanha presidencial de George W. Bush, que também recebeu compensações e possuía ações da empresa.
Ainda segundo o documentário, nas palavras de uma entrevistada, o erro fatal da
Enron, se tivesse que escolher apenas um, foi o orgulho, em posterior a arrogância, a intolerância, a avareza.
No documentário podemos acompanhar toda a loucura de uma empresa que se afunda no mar da própria cobiça. A grande ilusão é quando a sede por

Relacionados