Resenha do documentário sicko

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sicko - $O$ saúde.

Sicko $O$ saúde, é um documentário lançado em 2007, nos Estados Unidos, com direção do polêmico diretor Michael Moore e concorreu ao Oscar na categoria de melhor documentário no ano de 2008. Em aproximadamente 2 horas, este documentário mostra a realidade cruel e desumana do sistema de saúde norte americano e faz uma comparação com os sistemas de saúde bem sucedidos deoutros países visitados pelo diretor.
A grande polêmica do documentário é devido ao fato de que ele mostra um lado até então desconhecido do grande público sobre os planos de saúde dos Estados Unidos. A grande maioria das pessoas, inclusive eu, imaginava até então que os Estados Unidos da América eram um país onde os cidadãos desfrutavam de alta qualidade de vida, especialmente na área dasaúde que é um serviço essencial e indispensável.
O sistema de saúde dos Estados Unidos, não é um sistema universal, que cobre todos os cidadãos, então só tem direito a atendimento digno e a tratamento quem paga um plano de saúde, ou então, quem tem dinheiro suficiente para pagar a conta no caixa do hospital.
O filme é investigativo, dramático com um tom de irreverência e sarcasmo etambém provocativo, onde ele denuncia casos de algumas pessoas que foram lesadas pelos seus planos de saúde, colhendo depoimentos verídicos como de uma mulher que perdeu a sua filha ainda pequena por que o plano de saúde não autorizou a internação da menina.
Em um trecho do documentário, chamou-me a atenção, quando um cidadão americano que perdeu dois dedos em um acidente e o médico que o atendeu,friamente, lhe disse o preço para a reconstituição de cada dedo, e como o mesmo não tinha dinheiro o suficiente para fazer o implante de ambos os dedos, logo o médico que o atendeu quis saber por qual poderia pagar.
Para demonstrar ainda mais fundo a situação do sistema de saúde do seu país do documentário Michael Moore procura os bombeiros que trabalharam como voluntários e que adoeceramapós ajudar no resgate das vítimas dos atentados de 11 de setembro no World Trade Center e que hoje não tem nenhum tipo de auxílio assistencial do governo e foram abandonados pelas suas seguradoras de saúde.
O filme nos leva a refletir, como os Estados Unidos, um país de tantos heróis do cinema desampararam de tal forma os verdadeiros heróis que se empenharam a exaustão neste dia trágico queficou na história do país mais rico do planeta.
Na seqüência do documentário, Michael Moore leva os brigadista até a base naval de Guantánamo – Cuba, para serem atendidos pelos mesmos médicos responsáveis pela assistência aos prisioneiros da Al-caeda.
Com tom sarcástico, o diretor compara o sistema de saúde norte americano, com os sistemas de saúde de outros países como; Canadá,França, Inglaterra e Cuba.
O filme mostra que para um cidadão norte americano possuir um plano de saúde, ele precisa se enquadrar em determinado perfil pré- estabelecido pelos planos de saúde, onde se leva em consideração vários fatores, como: a sua idade, peso, sexo, e a pessoa ainda não podem apresentar nenhuma doença preexistente, caso contrário, são recusadas pelas seguradoras de saúde.O titulo do filme Sicko $O$ saúde já nos leva a uma reflexão, Sick em inglês quer dizer enfermo - doente e os cifrões na sigla $O$ nos leva a refletir, que o sistema de saúde norte americano está doente e que o que realmente importa para os planos de saúde americanos é os lucros financeiros.
O documentário aborda a saúde pelo seu lado inverso, a doença não pelo seu aspecto físico oubiológico, mas sim, pelo seu lado humano, social e ético, como se o sistema de saúde dos Estados Unidos estivesse doente.
Michael Moore traz a abordagem da seguridade social e saúde nos Estados Unidos, mostrando a contradição entre a riqueza da maior potência economia mundial e as más condições de vida do povo norte americanos quanto à assistência em saúde, decorrente da desorganização dos...
tracking img