Resenha do documentário- dna: a promessa e o preço

Resenha do Documentário- DNA: a promessa e o preço

Episódio 01

O DNA é chamado código da vida já que todas as informações do ser humano estão armazenadas nesta molécula, daí sua grandeimportância. A estrutura helicoidal do DNA foi descoberta apenas em 1953 por Watson e Crick, e com ela a promessa de uma vida mais longa e saudável, através do entendimento desta molécula (DNA) queestá armazenada nos cromossomos. E é o século XXI que é considerado o século da revolução genética, onde apenas os genes se tornaram o foco das pesquisas científicas. Os genes são combinações das basesformadoras do DNA (adenina, citosina, guanina e timina), sendo suas atividades as responsáveis pela formação das células do corpo e pela diferenciação do indivíduo.
Em meio á revolução genética oscientistas estão desenvolvendo processos que possam ser capazes de ler as informações genéticas contidas no DNA de cada indivíduo e prevenir doenças, permitindo uma vida mais saudável para a população. Éimportante ressaltar que é através do entendimento dos genes que chegará ao conhecimento e prevenção de doenças. Sabe-se que doenças como o câncer, diabete e doenças cardíacas tem bases genéticas, eestudando os genes transmissores de tais doenças será possível garantir uma melhor condição de vida á sociedade. Além disso, é necessário ressaltar que os fatores ambientais não são descartados para odesenvolvimento de tais doenças. A obesidade, por exemplo, é uma das doenças que mais atingem os norte-americanos, e esta doença tem um componente genético, mas que os fatores ambientais (neste caso,a alimentação) devem ser considerados para que a doença se desenvolva.
Um dos grandes matadores das mulheres em todo o mundo é o câncer de mama. Mulheres que possuam esta doença possuem amastectomia como uma forma de tratamento. De acordo com pesquisas feitas, percebeu-se que a doença tinha alguma ligação com as informações genéticas, pois pode manifestar-se em várias gerações de uma...
tracking img