Resenha do documentário- dna: a promessa e o preço

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1770 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do Documentário- DNA: a promessa e o preço

Episódio 01

O DNA é chamado código da vida já que todas as informações do ser humano estão armazenadas nesta molécula, daí sua grande importância. A estrutura helicoidal do DNA foi descoberta apenas em 1953 por Watson e Crick, e com ela a promessa de uma vida mais longa e saudável, através do entendimento desta molécula (DNA) queestá armazenada nos cromossomos. E é o século XXI que é considerado o século da revolução genética, onde apenas os genes se tornaram o foco das pesquisas científicas. Os genes são combinações das bases formadoras do DNA (adenina, citosina, guanina e timina), sendo suas atividades as responsáveis pela formação das células do corpo e pela diferenciação do indivíduo.
Em meio á revolução genética oscientistas estão desenvolvendo processos que possam ser capazes de ler as informações genéticas contidas no DNA de cada indivíduo e prevenir doenças, permitindo uma vida mais saudável para a população. É importante ressaltar que é através do entendimento dos genes que chegará ao conhecimento e prevenção de doenças. Sabe-se que doenças como o câncer, diabete e doenças cardíacas tem bases genéticas, eestudando os genes transmissores de tais doenças será possível garantir uma melhor condição de vida á sociedade. Além disso, é necessário ressaltar que os fatores ambientais não são descartados para o desenvolvimento de tais doenças. A obesidade, por exemplo, é uma das doenças que mais atingem os norte-americanos, e esta doença tem um componente genético, mas que os fatores ambientais (neste caso,a alimentação) devem ser considerados para que a doença se desenvolva.
Um dos grandes matadores das mulheres em todo o mundo é o câncer de mama. Mulheres que possuam esta doença possuem a mastectomia como uma forma de tratamento. De acordo com pesquisas feitas, percebeu-se que a doença tinha alguma ligação com as informações genéticas, pois pode manifestar-se em várias gerações de umafamília. Os estudos feitos analisando os dados genéticos de indivíduos de uma sociedade de mórmons, que possuem suas informações genealógicas registradas e identificadas com precisão permitiram o rastreamento e a identificação do gene responsável pelo câncer de mama. Notou-se que havia uma mutação do gene responsável pela supressão de tumores, o que permitia que a doença se desenvolvesse, onde amutação recebeu o nome de BRCA-1. Através desta descoberta foi possível a elaboração de testes genéticos de câncer desenvolvidos pela medicina preventiva, que alertam as pessoas avisando-as se elas possuem o gene responsável pelo desenvolvimento do câncer.
Acredita-se que com o avanço da genética, no futuro, um bebê sairá da maternidade com todas suas informações em um CD. Porém, este desenvolvimentodivide opiniões por ter a possibilidade de comprometer a privacidade de cada um, interferindo em na vida pessoal e profissional. Com esta tecnologia cada pessoa teria suas informações genéticas armazenadas em um determinado local, que identificaria os seus genes. O problema está em quem teria acesso a estas informações. Um dono de uma empresa, que tiver acesso a essas informações, com certezaescolheria como seu funcionário a pessoa mais sadia possível (a que não tivesse um gene defeituoso). Ou seja, a que a pessoa não fosse escolhida para a vaga de emprego, por apresentar um componente genético que possa desenvolver uma doença, poderia perder um emprego sem saber se a doença que seu gene expressa, se manifestaria ou não. E desta forma a discriminação seria muito grande.
Outro caso emque a medicina preventiva pode atuar é na eliminação de genes defeituosos no corpo humano, e para isso há uma interferência neles antes do nascimento da criança. A distrofia muscular é uma doença provocada pelo excesso da sequência do trio de nucleotídeos (códon) CGG. Desta maneira, se uma mulher possui uma sequência excessiva do códon as probabilidades genéticas dela possuir um filho que...
tracking img