Resenha Do Col Quio Sobre O Artigo Das Comiss Es De Solidariedade Ao Primeiro Comando Da Capital Em S O Paulo Marcos C Sar Alvarez

681 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
CAMPUS SANTANA DO LIVRAMENTO
CURSO SUPERIOR DE tecnOLOGIA em gestão pública

Marcos César Alvarez

Resenha do colóquio sobre o artigo “Das Comissões de Solidariedade ao Primeiro Comando da Capital em São Paulo” apresentado pelo Doutor em Sociologia, Docente da Universidade de São Paulo, Marcos César Alvarez (USP).

Santana do Livramento - RS
2014

RONI PETERSON DOS SANTOS

"Das Comissões de Solidariedade ao Primeiro Comando da Capital em São Paulo."

Resenha apresentada para a disciplina
LICITAÇÕES E CONTRATOS, no curso de tecnOLOGIA em gestão pública, da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
CAMPUS SANTANA DO LIVRAMENTO
.

PROFESSORA LETÍCIA NÚÑEZ ALMEIDA

Santana do Livramento - RS
2014

O autor inicia falando sobre o período da redemocratização da sociedade brasileira nos aos 80 e 90, onde acontece a abertura de espaço para uma discussão mais pública sobre a violência, mencionando que isto seria um legado do período autoritário do regime militar, e esta questão da violência urbana vem ganhando a cena. Alvarez fala que a democracia parte como a solução desses problemas.
Diz que a pesquisa social no Brasil esta muito avançada, e atualmente a questão da violência no Brasil é um problema público incontornável e urgente. Afirmando que o fortalecimento da democracia em nosso país é parte fundamental para enfrentar e resolver o problema da violência.
Citou vários casos de violências ocorridos no país, como o caso Amarildo onde a força policial faz parte do problema no que se refere a lentidão, o corpo da mulher arrastada por policiais militares na zona norte do RJ 03/2014, linchamento no Guaruja, litoral de SP em 05/2014, afirma que os números de casos com mortes equiparam-se a situações de guerras já ocorridas no exterior.
Questão da punição como temática especifica, a perspectiva sociológica sobre a punição citando Wright Mills, a imaginação socilogica nos permite pensar, ajuda

Relacionados