Resenha do capitulo XV do livro microfisica do poder- Focault

673 palavras 3 páginas
Focualt, Michel. Microfísica do Poder, Capítulo XV. Organização e Tradução de Roberto Machado. - Rio de Janeiro: edições Graal,1979.
Michel Foucault nasceu 1926 em Poitiers, uma pequena cidade francesa. Diplomou-se em psicologia e filosofia. Ensinou filosofia em Universidades francesas e obteve a cátedra com o tema "história dos sistemas de pensamento" no Collège de France. Publicou o seu primeiro livro, "Doença mental e personalidade" em 1954, e nos anos 60, já estava incluso no rol dos pensadores estruturalistas, Faleceu em 1984 na cidade de Paris acometido pelo Vírus HIV .
A obra traz uma discussão sobre como o poder nasce nas diversas manifestações culturais, intelectuais e sociais entendendo que o poder emana do sujeito através de suas relações com os indivíduos que os cercam. Contudo, o presente trabalho irá se restringir a tratar de como o poder se manifesta no campo da sexualidade e de forma sucinta e superficial no campo da política.
O Indigitado argumenta que a sexualidade desde sua gênese, é vista pela sociedade como algo a se manter oculto trazendo uma sua essência um poder que é mantido sobre controle por discursos criado e amplamente difundido por algumas instituições como “verdade”. A Sexualidade sempre foi um tema muito discutido, mas o objetivo dessas análises era cerca-lá de proibições e censuras que impediam que o indivíduo refletisse sobre real sentido de sua sexualidade muitas vezes reduzida apenas a escolha sexual.
Entende-se que tais discursos variam espaço-temporalmente com o intuito de que o poder exerça o objetivo de amparar a ideologia da Classe Dominante. Trazendo como exemplo a questão da masturbação infantil vista como uma anomalia em diversos períodos da história adquire o valor de objeto de estudo cientifico em outros, utilizando de novas ferramentas que permitam o controle ações ligadas à sexualidade na infância e adolescência.
Outro exemplo é a questão da homossexualidade tratada por séculos como uma anomalia, tendo sido

Relacionados

  • Remição de Pena
    16353 palavras | 66 páginas