Resenha do capitulo 2 do livro de irânde antunes: assumindo uma dimensão interacional com a linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (960 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Quais as funções da Membrana Plasmática?
R. Função de barreira entre o meio intra para o extracelular, delimitação de espaço. Permeabilidade seletiva. Função de classificar quem entra e sai domeio intra e extra celular(transporte), através da bicamada fosfolipídica. Adesão entre as células.
2) Explique transporte passivo e transporte ativo.
R. No ativo, substancia são deslocadas de ondeestão pouco concentradas para onde sua concentração já é alta ocasionando gasto de energia na forma de ATP ocorrendo contra uma gradiente de concentração. EX: Bomba Sódio Potássio. Quanto no passivoocorre sem gasto de energia externa ao sistema e ocorre a favor do gradiente eletroquímico, ou seja, vai do gradiente mais concentrado para o menos concentrado. Assim equilibrando as equilibrando as forçasnos gradientes.
3) Quais as funções das proteínas posicionadas ao longo da Membrana plasmática?
R. Elas se posicionam como transportadoras, ou seja, transportam substancias como, íons, através damembrana por meio de canais iônicos.
4) O que são canais iônicos?
R. É um complexo de proteínas transmembranas, que forma um canal cheio de liquido celular através da camada fosfolipidica que liga o meiointra ao extracelular, onde íons inorgânicos específicos podem se difundir de acordo com seu gradiente eletroquímico. São formados por proteínas integrais e possuem uma estrutura tridimensional,formando túneis de passagens,
5) Descreva o funcionamento da Bomba Na-K.
R. Como a célula necessita de uma baixa concentração de sódio dentro dela e alta concentração de potássio , utiliza-se um sistemade bombeamento de íons do meio intra para o extracelular chamado de Bomba Sódio Potassio. Uma molécula de ATP e três íons de NA+ ligasse intracelularmente a proteína que liga ao gradienteextracelular. A molécula de ATP é hidrolizada ou catalizada em ADP. Neste processo é feito à custa da retirada de três íons da célula , ao mesmo tempo que entram na mesma dois íons de potássio. Assim, a...
tracking img