Resenha do cap. iii do livro a luta pelo direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha
1- Resumo- Cap.III

Trataremos de provar agora que a defesa do direito é um dever que temos para com a sociedade. Para fazê-lo, devemos primeiramente mostrar a relação que existe entreo direito objetivo e o subjetivo.
O direito concreto restitui ao direito abstrato a vida e a força que recebe; e como está na na­tureza do direito que se realiza praticamente, um princípio legal quejamais esteve em vigor, ou que perdeu a sua força, não merece tal nome, é uma roda gasta que para coisa alguma serve no mecanismo do direito e que se pode destruir sem em nada alterar a marcha geral.Mostrando que as leis só são úteis, enquanto, são usadas com freqüência, ao passo que, as leis menos usadas ou já abandonadas, caem em desuso. "Ora, ao passo que a realização jurídica do direitopúblico e do direito criminal se tornou um dever das autoridades públicas, a realização do direito privado foi restringido à forma de um direito dos particulares, isto é, exclusivamente abandonada a suainiciativa e a sua espontaneidade".
“Em matéria de direito privado há igualmente uma luta contra a injustiça, uma luta comum a toda a nação na quais todos devem ficar firmemente unidos". Ora, emdireito privado cada um na sua posição tem a missão de defender a lei, pois que defende o seu direito, defende também todo o direito.
Entretanto, também, não é só o ser individual, que consegue mantere defender a lei, como também, o juiz todos os dias preparado no tribunal e a policia que vela por meio de seus agentes, ou seja, cada um deve fazer a sua parte. 
E também, partindo doponto de vista do interesse, para a realização da obra do direito, no meu direito, compreende-se todo o direito concreto; não é pela lei abstrata que se prossegue com pertinácia na luta, mas pela suaencarnação em um direito concreto.  Então, o direito violado, leva-nos a uma reação de defesa pessoal, sendo então, o direito ligado ao idealismo, constituindo um direito para si próprio. Pois, a...
tracking img