Resenha do cap 3 do livro coerção e suas implicações( sidman murray)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que significa fazer um experimento?

O livro nos diz que a análise do comportamento pode ser de dois tipos: ciência experimental e aplicada, porém ate mesmo na aplicação pode-se usar uma abordagem experimental.
Para um melhor entendimento devemos saber que um experimento não é uma tentativa de acerto ou erro, ou possibilidades do que acontecerá, em um experimento não podemos ter incertezas.Os experimentos produzem dados e técnicas de coleta de dados que serão acessíveis à avaliação pública, por isso tem que ser detalhado para que seja possível a repetição do estudo por outras pessoas.
Sobre um experimento de análise do comportamento o autor nos diz que é preciso alguns pontos importantes, como, identificar o comportamento que estamos interessados e especializar os elementos quepodem influenciar esse comportamento.
Antes de qualquer experimento devemos fazer a pergunta crucial: O que estamos tentando avaliar? Deve-se limitar o comportamento a ser estudado.
Temos especificar condições experimentais relevantes, mas também prestar atenção em outros aspectos que poderiam influenciar os resultados, afinal, o experimento tem que assegurar que nenhum outro fator, além doprincipal, influencie o resultado.
O tópico ‘O que significa fazer um experimento?’ tem como um dos objetivos nos mostrar o quanto o laboratório é importante nos experimentos, ele é fundamental para a definição e medidas precisas e objetivas, pois ele vai acompanhar todas as mudanças relevantes nas condições do experimento.
Com o sujeito podemos criar uma amostra de comportamento, nolaboratório podemos alterar o ambiente desse sujeito e assim retorná-lo a seu estado original. Esse controle de condições permite descobrir se um evento em particular faz o sujeito agir de forma diferente, ai se vê a importância do laboratório, nele podemos modificar ações particulares de um sujeito aplicando e removendo sucessivamente condições relevantes. Essa repetição nos dá a confiança de que acondições que usamos causou a mudança.
A análise do comportamento nos permite ver as mudanças no nosso objeto de estudo: comportamento individual, mudanças relevantes de comportamento.
A pesquisa de laboratório seleciona características pertinentes para as perguntas em discussão, mas também podemos aplicar algumas interferências e assim poderemos aplicar o conhecimento obtido em laboratório fora dele,isso serve para sabermos o que nos é relevante ou não.
Podemos optar por um conjunto de condições e depois descobrirmos quais delas possivelmente irão responder ao nosso problema, e quando não acharmos as respostas temos que começar de novo, e quando essas condições se mostram bem sucedidas podemos estar no caminho certo. Voltamos então a relevância do laboratório, nessa questão ele entra paranos mostrar que ele irá revelar as respostas que queremos, irá remover irrelevâncias.
O laboratório do comportamento então, prova que é aplicável à vida cotidiana.

Do rato á Humanidade
Num laboratório de comportamento isolamos um sujeito - o rato - em um espaço controlado, nos preparamos para fazer um teste. O que este pequeno animal isolado de tudo pode nos dizer sobre o comportamento humano?Antes de iniciar qualquer experimento, o pesquisador precisa decidir primeiro o que de se deve olhar. Segundo o autor (Sidman, 1995) “Nosso primeiro impulso é observar somente as ações que têm “validade de face”“. O termo “Validade de face” significa dizer que só observamos aquilo que nos interessa.
Segundo o autor (Sidman, 1995) Os resultados obtidos dessas desses estudos poderiam nos levar aresultados muito interessantes, porém, este método limita o nosso entendimento. Ao usar a validade de face como critério específico para decidir o que observar impede o desenvolvimento da ciência do comportamento, haja vista, que ela acaba criando “mini ciências” independentes, ao invés de contribuir para a unificação de uma ciência comportamentalista.
Entretanto existe uma maneira mais...
tracking img