Gilberto Freyre,no primeiro capítulo de seu livro Casa grande e senzala,chamado Característica gerais da colonização portuguesa do Brasil:formação de uma sociedade agrária,escravocrata e híbrida,tenta fazer uma análise dos fatores que possibilitaram a fixação e colonização portuguesa no Brasil.
As principais idéias presentes neste capítulo são:As características do português que viabilizaram a colonização do Brasil:foi a partir disso que Gilberto Freyre começou a desenvolver o capítulo,expondo que os contatos culturais e até mesmo sexuais,entre os portugueses e os mouros durante a idade média,foram fundamentais para que os portugueses pudessemrealizar bem a empreitada da colonização.Pois através d vários séculos de lutas com os mouros,os portugueses assimilaram algumas de suas características culturais,como se vê na observação de Freyre:”a singular predisposição do português para a colonização híbrida e escravocrata dos trópicos,explica-a em grande parte o seu passado étnico,ou antes,cultural,de povo indefinido entre a Europa e África”.Isso permitiu que os portugueses(diferente de ouros colonizadores europeus)conseguissem se adaptar relativamente bem ao Brasil,mesmo com todas as suas adversidades,pois o clima de Portugal era equivalente ao da África,que por sua vez tinha semelhanças com clima doBrasil colônia.Apesar dos fatores positivos,os europeus que aqui se instalaram,não deixaram de ter suas dificuldades.Como diz no livro:”tudo era desequilíbrio”.Enchentes e secas;solo desfavorável ao plantio;insetos e vermes nocivos ao homem;etc.Já em relação aos índios,os portugueses formaram um forte hibridismo,devido a rápida mistura dos portugueses com as nativas da região.
Com o nascimento de uma nova geração,agora formada por mestiços,fomenta-se a ocupação do Brasil,tendo em vista que Portugal não possuía um grande contingente populacional para ocupar o Brasil de forma rápida e,além disso,havia outras colônias na África e na Ásia que [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 10). Resenha do capítulo 1 do livro: casa grande e senzala.. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Cap%C3%ADtulo-1-Do-Livro/402128.html

MLA

"Resenha do capítulo 1 do livro: casa grande e senzala." TrabalhosFeitos.com. 10 2012. 2012. 10 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Cap%C3%ADtulo-1-Do-Livro/402128.html>.

MLA 7

"Resenha do capítulo 1 do livro: casa grande e senzala.." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2012. Web. 10 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Cap%C3%ADtulo-1-Do-Livro/402128.html>.

CHICAGO

"Resenha do capítulo 1 do livro: casa grande e senzala.." TrabalhosFeitos.com. 10, 2012. Acessado 10, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Cap%C3%ADtulo-1-Do-Livro/402128.html.