RESENHA DO ARTIGO “CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES: APLICAÇÃO EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS CONTÁBEIS NA CIDADE DE MARAU (RS)”

743 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS

RESENHA DO ARTIGO “CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES: APLICAÇÃO EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS CONTÁBEIS NA CIDADE DE MARAU (RS)”

- O artigo foi publicado na Revista Brasileira de Contabilidade – CFC – n. 200 em março/abril de 2013 e foi escrito por João Rafael Alberton, Luciane Donzelli, Carlos Alberto Diehl e Luiz Henrique Figueira Marquezan. Ele está dividido em cinco seções, iniciando com uma introdução e no final apresenta uma lista das referências utilizadas na pesquisa. -

O artigo expõe os resultados de uma pesquisa quantitativa e descritiva realizada no período de janeiro a setembro de 2011. A pesquisa tem como objetivo avaliar a lucrativade de uma empresa, residente no município de Marau (RS), por meio da aplicação do método de Custeio Baseado em Atividades-ABC, nos clientes tributados pelo lucro real. O estudo foi realizado em um escritório de contabilidade que presta serviços contábeis a diversas empresas que atuam no ramo comercial, industrial, prestação de serviço, associações e cooperativas. Para fins didáticos, deu-se o nome fictício de ECONT. A empresa foi fundada em 1978 e atualmente possui 26 funcionários, tendo administração familiar. Constatou-se que a empresa não realizava apuração da lucratividade de maneira individualizada por cliente, fazia apenas a apuração de forma global através do DRE mensal- Demonstrativo de Resultado do Exercício.

A ECONT apenas conhece os custos totais de manutenção dela e o total de faturamento. Os custos dos serviços contábeis prestados e, portanto os custos dos serviços por clientes são totalmente desconhecidos. Com isso, os preços dos honorários são calculados com base no mínimo proposto pela tabela utilizada pela Associação dos Contadores de Marau (RS). Portanto, não havia a possibilidade de análise da origem do resultado e nem se o lucro era proveniente das

Relacionados