Resenha do artigo "o processo de cuidar em enfermagem".

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SILVA, Alcione leite da. O processo de cuidar em enfermagem. Revista Baiana de Enfermagem. Salvador, v. 6, n. 1, p. 19-27, abr. 1993.

Este é um artigo que aborda, com linguagem metafórica, avivência da autora com o processo de cuidar em enfermagem.
Em sua metáfora ela faz uma analogia entre as profissões enfermagem e jardinagem, enfermeiros e jardineiros, e entre pacientes e plantas,demonstrando que assim como as plantas, também os humanos estão sujeitos a interferências de várias naturezas que podem comprometer sua saúde e bem-estar, e que assim como elas, também devem ser olhados,cuidados e tratados como um ser único, inserido em meio complexo, que mesmo sendo comum a várias pessoas, pode causar diferentes reações nas mesmas.
Em seu cenário de fantasia também procura mostrar anecessidade de se aproveitar o que há de bom nos modelos de prática do cuidado sem, contudo, esquecer de buscar novas formas para aplicar conhecimentos de maneira que o paciente possa participarativamente do seu processo de recuperação, que deve ser transformado em aprendizado para preservação do seu bem-estar.
A autora enfatiza a necessidade de interação entre os seres envolvidos no processodinâmico do cuidado, onde enfermeiro, paciente e universo trocam experiências e assim se auto-conhecem e se auto-transformam.
Um planejamento de metas a serem alcançadas deve nortear o processo, porémé necessário levar em consideração que obstáculos podem surgir em função das diversidades e particularidades dos envolvidos no processo, no entanto, estes empecilhos podem servir de incentivo na buscade formas alternativas para estimular a capacidade de auto-cura do ser cuidado.
A autora ainda aborda a importância de não esquecer a solidariedade, o compartilhar, o ouvir, o amor pela profissão epelo paciente, pois o cuidar exige, acima de tudo, amor.
É possível constatar no texto que a autora tenta chamar a atenção para a necessidade de uma auto-avaliação periódica por parte dos...
tracking img