Resenha do artigo: o impacto da estratégia de crédito na liquidez e rentabilidade: uma análise das lojas de departamentos do setor de comércio varejista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO ARTIGO:
O impacto da estratégia de crédito na liquidez e rentabilidade: uma análise das lojas de departamentos do setor de comércio varejista

O artigo escolhido para estudo procura demonstrar, através de dados obtidos junto a empresas, o impacto das diferentes estratégias de concessão de crédito ao cliente nos âmbitos da liquidez e rentabilidade. As empresas analisadas pertencemao setor de comércio varejista. São elas a Globex Utilidades S.A., as Lojas Americanas S.A. e a Cia. Brasileira de Distribuição (popularmente conhecida como Pão de Açúcar).
Partindo do ponto de que, existe um trade-off entre liquidez e rentabilidade e busca-se associar essa relação à política de crédito, o ponto chave do artigo. De acordo com dados fornecidos pelo IBGE, foi possível afirmar quea concessão do crédito aos clientes aumenta substancialmente a receita com vendas, expondo uma relação direta entre esses dois índices. Chega-se ao problema de pesquisa na qual o artigo consiste: “Qual é o impacto da estratégia de concessão de crédito na liquidez e na rentabilidade das lojas de departamentos do comércio varejista?”. Dessa forma, a exploração do tema se dá em tornoespecificamente desse setor empresarial, seguindo o método descritivo, onde procura-se descrever e analisar esses índices e seus impactos dada uma situação.
O comércio varejista tem como função e objetivo vender as suas mercadorias diretamente para o consumidor final, sendo o último elo da distribuição. Esse setor abrange diversos produtos, desde materiais de construção a veículos, roupas ou produtosalimentícios, podendo ser dividido em dois segmentos, o de alimentos e o de não alimentos. Através de dados do IBGE, notou-se que esse setor tem crescido nos últimos anos, no que diz respeito ao volume de vendas. Segundo o BNDES, possui como característica uma demanda com considerável sazonalidade e necessita de um giro rápido dos estoques. Além disso, o comércio varejista é bastante sensível à variaçãona renda do consumidor, o que o leva a estar sempre atento a mudanças na macroeconomia, e essa sensibilidade, leva as empresas desse ramo, a buscarem formas de possibilitar um poder maior de compra aos seus clientes, para que seu volume de vendas não seja limitado. Dentre as formas de evitar esse limite, temos a política de concessão de crédito.
SegundoBraley e Myers a conta “créditos areceber”, equivalem a 1/3 do total do ativo circulante de uma empresa,mostrando a grande participação das vendas não à vista nos recebimentos dessa empresa. No entanto é necessário criar critérios de liberação de crédito que aumentem as vendas e faturamento de uma empresa e ao mesmo tempo minimizem o número de inadimplentes, sempre intencionando um prazo médio de recebimento adequado. Dessa forma, sãousados alguns métodos para auxiliar a decisão de liberar ou não o crédito para cada cliente. Um deles é os 5C’s, já visto na disciplina de Administração financeira, que dividem a análise nos quesitos caráter, capacidade, capital, colateral e condições, que sintetizam o risco de se conceder o crédito aos clientes. Existe também o método da árvore de decisão que analisa a lucratividade que a políticade crédito gerará para a empresa. Entretanto, devido à subjetividade desses métodos utiliza-se, também, métodos estatísticos como o Credit Score, que se baseia em dados numéricos mais concretos de avaliação. Depois de estabelecidos os critérios, entra em ação o monitoramento dos clientes que é feito através das políticas de cobrança.
A metodologia de pesquisa utilizada no artigo foi adescritiva, pelo fato dele descrever e analisar esse ramo de mercado, enfatizando âmbitos já, como liquidez e lucratividade e concessão de crédito. E mais especificamente foram analisados fatores como PMR( Prazo Médio de Recebimento), os índices de liquidez (seca, corrente e imediata), o giro do ativo, margem líquida e rentabilidade do ativo e do patrimônio líquidos das 3 empresas relativas.
E mais...
tracking img