resenha do artigo: "A transição urbana brasileira: trajetórias, dificuldades e lições aprendidas". (MARTINE,G. & MCGRANAHAN,G., 2010)

585 palavras 3 páginas
Nome da disciplina: ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO
Nome do curso: Licenciatura em Geografia – EAD / Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO
Pólo: Belo Horizonte
AFV1 - Elabore uma resenha do artigo: "A transição urbana brasileira: trajetórias, dificuldades e lições aprendidas". (MARTINE,G. & MCGRANAHAN,G., 2010)
Acesse pelo link: http://www.unfpa.org.br/Arquivos/populacao_cidade.pdf. Para auxilia-lo, tente em sua resenha responder as seguintes perguntas:
1- Qual a ideia Central do Autor?
2- Quais são os seus argumentos que corroboram para sua ideia?
3- Quais os recursos que ele utiliza (dados, mapas, etc)
4- Qual a sua opinião sobre o tema?
5- Há outros fatores que o autor deveria abordar, mas não abordou? Explique:
Resenha:
O autor destaca os conflitos gerados pelo processo rápido de urbanização ocorrido no Brasil, especialmente no século XIX. E os conflitos aparecem em diversos campos: social, ambiental, econômico e, por que não dizer, político.
O planejamento urbano é novidade no Brasil, importantes ferramentas de gestão como o Estatuto das Cidades e os Planos Diretores Municipais foram instituídas a pouco mais de duas décadas e em muitos lugares ainda nem são realidade. Alguns programas que dão às populações mais pobres acesso a moradia (como o Minha casa, minha vida) são recentes e tentam as poucos sanar parte da dívida histórica que o Estado tem com as populações mais pobres das cidades.
A velocidade com qual a urbanização se deu no Brasil ao longo do século XIX é um dos fatores citados para o rápido inchaço das cidades e fixação da camada mais pobre nas periferias. Apesar das cidades atraírem a população rural pelos empregos e atividade econômicas, as governanças municipais por séculos não se preocuparam em dar as essas mesmas pessoas condições dignas de moradia e acesso a serviços públicos de qualidade. Fato esse que culminou em graves problemas sociais e ambientais nas grandes cidade brasileiras.
Acredito que ficou faltando o autor

Relacionados