Resenha do artigo: “uso de esterco associado à adubação mineral na produção de mudas de mamoeiro (carica papaya l.)” de autoria de regina célia faria simão canesin & luiz de souza corrêa.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Departamento de Botânica
Fisiologia Vegetal

Alunos:






Resenha do artigo: “USO DE ESTERCO ASSOCIADO À ADUBAÇÃO MINERAL NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE MAMOEIRO (Caricapapaya L.)” de autoria de REGINA CÉLIA FARIA SIMÃO CANESIN & LUIZ DE SOUZA CORRÊA.

O artigo trata da investigação dos efeitos de adubação com esterco de curral no plantio de mudas de mamoeiro.Para isso os autores utilizaram duas variedades de sementes: cv Sunrise Solo Line 72/12, grupo solo, e da cv Tainung no2, grupo formosa. Cada tipo de semente foi cultivado em quatro diferentessituações: substrato com apenas solo, substrato com solo e adubação mineral, substrato com solo e adubação orgânica e substrato com solo, adubação mineral e orgânica. Isso porque, de maneira geral, recomenda-seo uso da adubação mineral associada à adubação orgânica para esse tipo de cultura, com base em trabalhos realizados anteriormente por outros pesquisadores, trabalhos esses utilizados como parâmetrospara a atual pesquisa.

Os resultados não mostraram diferenças significativas com relação à altura, comprimento médio das raízes e massa da matéria seca quando as duas formas de adubação sãocomparadas e nem mesmo quando essas foram utilizadas associadamente, embora os autores ressaltem que essse resultado diverge de trabalho anterior (ROCHA, 1987), que apresentou um aumento no tamanho e namassa seca nos cultivos com maior proporção de matéria orgânica.

Embora os autores tenham concluído que “na formação das mudas de mamoeiro, o esterco de curral pode ser utilizado sem a necessidade deadubação mineral com o superfosfato simples e o cloreto de potássio” e que “o esterco de curral foi capaz de fornecer às mudas de mamoeiro os nutrientes N, P, K, Ca, Mg e Cu, necessários para seudesenvolvimento até o transplantio para o campo”, é importante frisar que os resultados mostraram que: 1) a utilização de esterco de curral associada ou não à adubação mineral apresentou maior altura...
tracking img