Resenha do artigo Um Olhar Sobre o Corpo: O Corpo Ontem e Hoje

Páginas: 6 (1378 palavras) Publicado: 6 de janeiro de 2015



Resenha do artigo
Um Olhar Sobre o Corpo: O Corpo Ontem e Hoje

O corpo humano e a sua importância para a sociedade é o tema abordado pelo artigo Um Olhar Sobre o Corpo : O Corpo Ontem e Hoje dos autores Maria Raquel Barbosa, Paula Mena Matos e Maria Emília Costa , que irá conceituar o corpo com base em um traçado histórico de períodos que marcaram até o atual , demonstrando aexistência de um caminho que foi percorrido para alcançar o padrão estabelecido hoje, este conceito obtido é resultado da diversas transformações que a sociedade sofreu as quais provocam uma mudança no pensar e no ver dos indivíduos, influenciando diretamente na visão do corpo ideal. A questão cultural, social e de gênero são trabalhadas ao decorrer do artigo, pois são questões fundamentais na definição docorpo. A organização do artigo foi feita por subdivisões dos períodos a serem abordados em uma ordem cronológica.
O primeiro período é o Grego, o qual o seu conceito de corpo é até hoje referência. Está sociedade exerceu forte influência a grande maioria das sociedades que surgiram após ela, a arte é umas das atividades mais admiradas pelos gregos, direcionando o corpo como uma arte da natureza aser admirada e aperfeiçoada. Os Gregos glorificavam e admiravam a beleza de um corpo saudável e bem proporcionado, o corpo belo era tão importante quanto ter um ótimo intelecto, pois eles buscavam alcançar a perfeição através do estético, o físico e o intelecto. A glorificação e definição de corpo perfeito não incluía as mulheres, porque a civilização grega era patriarcal, consequentementeexistiam normas diferentes aplicadas aos homens e as mulheres, diferindo-se por uma liberdade na exibição do corpo do homem para a repressão ao corpo da mulher. A definição do corpo para os gregos é que era uma prova de criatividade dos deuses, devendo assim ser exibido, treinado e referenciado, ao ponto de conseguir olhares de admiração e inveja das outras pessoas.
O segundo período do artigo émarcado pela religiosidade, a religião em questão é o cristianismos, que é a religião com o maior número de adeptos no mundo. O seu surgimento trouxe uma nova percepção de corpo que se opôs a percepção propagada pelos gregos, uma vez que o corpo que era tratado pelos gregos como expressão da beleza passado a ser tratado como fonte de pecado que deve ser reprimido e proibido. Os pecados seriamprovenientes das relações sexuais, que para a religião não passava de um ato meramente para a reprodução, e o corpo seria a fonte para desvirtuar desta função, seria a tentação para os fiéis, aqueles que cedessem e não cumprissem com a norma de esconder seus corpos e ter relações sexuais apenas para a reprodução, seriam excluídos da sociedade. Existe uma repressão constante do corpo neste período, há umaseparação do corpo e da alma, prevalecendo a força da segunda sobre o primeiro.
O período seguinte é o da Idade Média, que é marcado ainda pela religião cristã exercendo controle sobre o corpo e defendendo a ideia de que ele é uma fonte de pecado. Neste período o corpo define a distribuição social dos indivíduos, suas características físicas associadas ao vínculo que o indivíduo tinha com a terradefinirá sua função social, sendo assim o corpo é um instrumento de consolidação das relações sociais. Houve uma união da Igreja com a Monarquia, trazendo maior rigidez dos valores morais e uma nova percepção de corpo, dando a Igreja a autoridade de aplicar técnicas coercitivas sobre o corpo, como execuções públicas e castigos, realizados pela Inquisição que era coordenada pelo Santo Ofício. Avisão cristã trata o corpo como a prisão da alma, e por isso utiliza ele para punir os pecadores segundo seus critérios. As mulheres sofreram repressão através da acusação de bruxaria, meio pelo qual milhares foram mortas, pois a percepção dos corpo na Idade Média deste gênero está ligada essencialmente à sexualidade, criando a imagem da mulher como inferior e um meio de tentação ao homem a cometer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Um olhar sobre o corpo Ontem e hoje
  • um olhar sobre o corpo ontem e hoje
  • De acordo com o texto “Um olhar sobre o corpo: o corpo de ontem e de hoje”, responda:
  • Corpo: ontem e hoje
  • Psicomotricidade um olhar sobre o corpo
  • Um olhar sobre o corpo.
  • O olhar estrangeiro sobre a África – ontem e hoje
  • Resenha sobre o artigo de MINNER, Horace. O Ritual do Corpo entre os Nacirema

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!