Resenha do artigo “superendividamento dos consumidores: uma abordagem a partir da psicologia social” da dra. inês hennigenn.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (807 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do artigo “Superendividamento dos consumidores: Uma abordagem a partir da Psicologia Social” da Dra. Inês Hennigenn.

A resenha trata-se do artigo super endividamento dos consumidores: Umaabordagem a partir da psicologia social Inês Hennigenn, Dra em psicologia pela PUCRS e professora do programa de pós-graduação em psicologia social e institucional da UFRGS publicado na revista Malestar e Subjetividade em dezembro de 2010 nas paginas 1673-1201.
A autora teve como objetivo ao escrever esse artigo discutir sob a ótica da psicologia social, o papel da mídia e da publicidade epropaganda sobre os consumidores adquirirem o hábito de efetuar compras em excesso para exaltar seu status social. Juntamente com a evolução dos créditos bancários motivou a compra excessiva e por impulsodesenvolvendo o endividamento dos assalariado
A ideia de Hennigen é bem clara durante a leitura, ela quer mostrar como e porque surge o superendividamento dentre os assalariados, o resultado desteproblema e ao final apresenta uma solução que leva o leitor a refletir. Seu discurso é divido em quatro temas que apresentam e discutem o problema, são citados também diversos autores e pontos devista, apenas com o intuito de informar e valorizar o texto, pois a opinião da escritora não aparece, deixando seu leitor à vontade para criar a sua.
O artigo trata-se de uma leitura, em alguns pontos,difícil, pois traz informações específicas da área de economia e Psicologia Social, mas a autora lida bem com esses pontos e transforma a desinformação do leitor em uma oportunidade de lhe mostrardados e conhecimento sobre o que está sendo falado e discutido. O texto segue uma linha cronológica de fatos, em que a autora inicia seu discurso informando sobre a criação do crédito e a crise econômica,e como isto desencadeou o mau uso do salário por grande parte da população.
No artigo é explicado o motivo da criação do crédito pelos bancos, porém isso trouxe para seus usuários sérios...
tracking img