Resenha do artigo sobre análise ambiental nas grandes organizações

Páginas: 5 (1081 palavras) Publicado: 20 de março de 2011
1. Referência Bibliográfica
ALMEIDA, M. I. R. de; OLIVA, F. L. Análise ambiental nas grandes organizações. Ensaio Adm. Geral – VI SEMEAD, 12 páginas.
 
2. Credenciais dos Autores
Martinho Isnard Ribeiro de Almeida
Doutor pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA-USP); Função/Instituição: Professor e consultor da Fundação Instituto de Administração (FIA-USP) econsultor de empresas - Coordenador de Planejamento Estratégico - Johnson & Johnson - Chefe do Grupo de Planejamento a Longo Prazo no Unibanco - Gerente da Assessoria de Planejamento e Controle do Banco Safra.
Publicações do autor:
- ESTRATÉGIA: Direcionando Negócios e Organizações;
- ESTRATÉGIA: Perspectivas e Aplicações;
- MANUAL DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO;
- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAPRÁTICA.
Fábio Lotti Oliva
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2003), doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2005) e pós-doutorado em Administração pela Université Pierre-Mendès-France (2010). Atuando em docência e pesquisa desde 2003 na Fundação Instituto de Administração -FIA e em 2008 como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da FIA. Atuou em 2006 e 2007 como professor permanente da pós-graduação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul - IMES. E, desde 2003 como professor da Universidade de São Paulo e desde 2007 na Université Pierre Mendès France.
 3. Resumo
Os autores iniciam o artigo comentando de forma resumida sobre aelaboração da analise ambiental nas grandes organizações, com estudo de caso, trabalho de campo e sugestões técnicas sobre as formas de elaboração e monitoramento das variáveis de ambiente.
Assim, Almeida e Oliva descrevem que quanto maior o porte da organização, as influências externas e internas tornam-se mais preponderantes na definição do seu destino. E o envolvimento da organização como umtodo é importante para que os objetivos sejam atendidos, onde os processos se tornam complexos e interdependentes.
A pesquisa do referido estudo foi realizada em duas grandes organizações: Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ) e Voith Siemens Hydro do Brasil (Voith).
Após a apresentação das empresas do estudo, os autores continuam como uma revisão literária quedescreve algumas classificações de ambiente com referências de Kotler (1974) e Baterman e Snell (1998), e a classificação utilizada no estudo, teve como base os autores Fischmann e Almeida (1991) representada em Macroambiente Clima, Macroambiente Solo, Ambiente Operacional e Ambiente Interno.
Logo após a classificação de ambiente também foi identificado as técnicas de análise ambientalutilizadas, delimitadas em: - Técnicas Quantitativas, que englobam as técnicas de previsão de relações causais e as técnicas de previsão de séries temporais; - Técnicas Qualitativas, envolvendo brainstorming, brainwriting, delphi e cenários.
No que diz respeito ao problema de pesquisa, foram colocados em pauta várias formas de estudo, e o métodos escolhidos foram o descritivo e o estudo de caso no camporealizados e descritos no artigo.
Dessa forma, a coleta de dados nas empresas ocorreu através de um questionário com 16 questões nas duas organizações, onde eram relacionadas com a estrutura de planejamento, a análise SWOT, segmentação ambiental, técnicas, variáveis de controle, monitoramento, planejamento estratégico, perfil organizacional, entre outros. Diante disso, Martinho e Fabio elaboraramuma análise e discussão sobre os resultados obtidos com o questionário.
Dentre as analises das 16 questões apresentadas no questionário, confirmou-se que o processo de Análise Ambiental é parte fundamental do processo de Planejamento Estratégico nestas duas organizações, mas que ainda não é realizado de uma forma que evite as ameaças. Os autores observaram e destacaram uma seqüência de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO: GRANDES INDÚSTRIAS E IMPACTO AMBIENTAL
  • Resenha sobre o artigo: análise do discurso oficial sobre a humanização da assistência hospitalar.
  • Resenha sobre o Artigo “AS EMPRESAS SÃO GRANDES COLEÇÕES DE PROCESSOS”
  • Artigo De Analise Ambiental
  • Artigo sobre gestão ambiental
  • RESENHA CRITICA SOBRE O ARTIGO EMPRESÁRIOS SOMAM O ATIVO AMBIENTAL AO NEGÓCIO
  • Resenha – análise ambiental
  • Análise de artigo sobre amido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!